Estão encerrando as inscrições do novo concurso público do Instituto Rio Branco (IRBr), entidade vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (concurso MRE 2017).O concurso busca o provimento de 30 vagas na classe inicial de Terceiro Secretário.

A exigência para concorrer ao cargo é ter nível superior em qualquer área de formação, reconhecida pelo MEC. A remuneração inicial de um Diplomata é fixada em R$ 16.935,40.

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) coordena o certame que tem ainda reserva de 6 vagas para os candidatos afrodescendentes e 2 vagas para os candidatos portadores de deficiência.

Os interessados poderão se inscrever pela internet, no site do Cebraspe - http://www.cespe.unb.br/concursos/irbr_17_diplomacia, das 10h do dia 23 de junho às 23h59 do dia 10 de julho de 2017, mediante pagamento da taxa de participação que é de R$ 225,00.

No momento da inscrição, o candidato deverá optar pela cidade de realização das provas e a Guia de Recolhimento da União deve ser quitada até a data de 21 de julho.

Os candidatos negros que tenham optado por concorrer às vagas reservadas e que sejam aprovados dentro do número de vagas oferecido à ampla concorrência, não preencherão as vagas reservadas a candidatos negros.

A prova objetiva da primeira fase do concurso será realizada nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, no dia 13 de agosto de 2017, em dois períodos: o primeiro, iniciando-se às 9 horas e 30 minutos, e o segundo, iniciando-se às 15 horas, ambos com duração de 3 horas, nos locais que serão informados no dia 03 de agosto pelo Cebraspe.

O concurso será realizado em três fases, sendo a primeira composta de prova objetiva, constituída de 73 questões sobre os conteúdos a seguir:

A segunda fase terá prova escrita de língua portuguesa e de língua inglesa, ambas de caráter eliminatório e classificatório; e a terceira fase é composta de prova escrita de história do Brasil, política internacional, geografia, noções de economia, noções de direito e direito internacional público, língua espanhola e língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório.

Apenas serão convocados para a segunda e terceira fases os melhores classificados na prova da primeira fase (300 primeiros), sendo 225 de ampla concorrência, 60 negros e 15 concorrendo às vagas para pessoas com deficiência. A convocação para estas fases sairá no site do Cebraspe na data provável de 21 de setembro de 2017.

A validade do concurso será de 90 dias, a contar da data de publicação do resultado final, sem prorrogação - veja o edital do concurso.