Na abertura do Congresso Brasileiro de Agronomia, em Fortaleza, o Governador do Estado, Camilo Santana, anunciou em março deste ano que iria promover um novo concurso público para a Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará). Por meio do Diário Oficial de 10 de julho, saiu a banca que coordenará a seleção: o Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, que tem sede em Fortaleza-CE - veja abaixo.

Serão ofertadas 263 vagas no novo concurso, sendo 67 de nível superior e 196 de nível médio. As áreas de abrangência dos cargos ainda não foram divulgadas e serão conhecidas quando do lançamento do edital, previsto para o fim do mês de agosto.

O Secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, em entrevista ao Jornal Alerta Geral, já citava a abertura de muitas vagas no novo concurso, principalmente para Técnicos. O último concurso na Ematerce foi realizado há 33 anos.

Veja ainda: SECULT-CE abre concurso com 102 vagas / Prefeitura de Milagres-CE prorroga inscrições

Sobre o órgão

Fundada em 16 de fevereiro de 1954, o Serviço de Extensão Rural do Ceará recebeu, inicialmente, a denominação de Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural (Ancar). Naquele ano, os trabalhos de campo começaram pelos municípios de Maranguape, Redenção e Quixadá. Em 1976, o Governo do Estado criou a então Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará - Ematerce.

A EMATERCE é um órgão público estadual, de direito privado, sem fins lucrativos, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário do estado, que tem a função de contribuir para o desenvolvimento sustentável da agropecuária do Estado do Ceará.

Veja o documento que contrata o Cetrede como organizador: