Se você deseja seguir carreira militar e ser um Sargento do Exército Brasileiro, fique ligado. Encerram nesta segunda-feira, dia 4 de julho, as inscrições do concurso público da Escola de Sargentos das Armas (concurso EsSA) para provimento de 1.205 vagas nos Cursos de Formação de Sargentos na área Combatente/Logística-Técnica/Aviação, área da Saúde e também na área de Música, para ingresso em 2017.

São 1.070 vagas na área de Combatente Logística-Técnica e Aviação, sendo 1.000 para candidatos do sexo masculino e 70 vagas para candidatas do sexo feminino nos cursos de Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência, Topografia, Material Bélico (Armamento, Mecânico Operador), Manutenção de Comunicações e Aviação - Manutenção.

Há ainda 70 vagas para Sargentos Músicos nos instrumentos de Clarineta, Fagote em dó/Contra-Fagote em dó, Flauta em dó/Flautim em dó, Oboé em dó/Corne-inglês, Saxhorne, Saxofone, Tuba, Trombone Tenor/Trombone Baixo, Trompa e Trompete/Cornetim/Flueghorne; além das 65 vagas na área da Saúde para curso de Técnico em Enfermagem, que exige nível médio e curso técnico na área.

Para participar da seleção os candidatos devem possuir escolaridade de nível médio concluído até o fim do ano de 2017, e possuir, no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade, sendo que, para as áreas de Saúde e Música a idade máxima permitida será de 26 anos (até o término do ano da matrícula). Os candidatos devem ser do sexo masculino, exceto para concorrer na área da Saúde, onde há vagas para ambos os sexos. Além disso, devem medir, no mínimo, 1,60m de altura se do sexo masculino ou 1,55m se do sexo feminino e não ser oficial ou aspirante-a-oficial na ativa das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares.

Os Cursos de Formação terão duração entre abril de 2017 e dezembro de 2018, sendo os primeiros 7 meses realizados em uma das 13 Organizações Militares de Corpo de Tropa espalhadas pelo Brasil e o restante na Escola de Sargentos das Armas, na Escola de Sargentos de Logística ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército. Após formação no Curso, o candidato é declarado 3º Sargento e perceberá remuneração de R$ 3.325,00, conforme tabela de vencimentos dos militares. Durante o curso de formação o aluno não paga mensalidade e ainda recebe ajuda de custo para moradia, alimentação e assistência médica, odontológica e psicológica. Veja os editais.

Os candidatos interessados poderão se inscrever pelo endereço eletrônico da EsSA - www.esa.ensino.eb.br até 23h59min de 4 de julho de 2016 e no ato da inscrição os candidatos devem escolher a cidade onde preferem realizar as provas objetivas da seleção. A taxa de inscrição é de R$ 70,00.

Etapas

O concurso para a seleção dos candidatos envolve as seguintes etapas de avaliação:

- Exame intelectual (prova objetiva), para todos os inscritos;
- Valoração de títulos, da qual participarão apenas os candidatos aprovados na prova objetiva;
- Inspeção de saúde (IS), para os candidatos da área Combatente/ Logística-Técnica/ Aviação;
- Exame de aptidão física;
- Exame de habilitação musical (EHM), de caráter eliminatório, para os candidatos da área Música;
- Revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, quando de sua apresentação.


Provas

A primeira etapa, Exame Intelectual, acontecerá nas organizações militares sede no dia 9 de outubro de 2016, que ficam nos estados/cidades do Rio de Janeiro (Resende, Niterói e Rio de Janeiro), Espírito Santo (Vila Velha), Minas Gerais (Juiz de Fora, Belo Horizonte, Três Corações, São João Del Rei, Uberlândia e Montes Claros), São Paulo (São Paulo, Campinas, Lins, Guarujá, Taubaté e Pirassununga), Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Santa Maria, Cruz Alta, Santiago, Pelotas, Uruguaiana e Bagé), Santa Catarina (Florianópolis), Paraná (Cascavel, Curitiba e Ponta Grossa), Bahia (Salvador), Sergipe (Aracaju), Alagoas (Maceió), Pernambuco (Recife e Petrolina), Paraíba (João Pessoa), Rio Grande do Norte (Natal), Ceará (Fortaleza), Piauí (Teresina), Amazonas (Manaus, Tefé, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga), Acre (Rio Branco), Roraima (Boa Vista), Rondônia (Porto Velho), Distrito Federal (Brasília), Tocantins (Palmas), Goiás (Goiânia), Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Corumbá e Dourados), Mato Grosso (Cuiabá e Rondonópolis), Maranhão (São Luís e Imperatriz), Pará (Altamira, Belém, Santarém e Itaituba) e Amapá (Macapá).

As provas serão divididas em 4 ou 5 partes, de acordo com a Área do curso pretendida pelo candidato. Cada parte se refere a uma disciplina do conteúdo programático - Matemática, Português, História e Geografia, Teoria Musical (apenas para Área de Música), Conhecimentos Específicos de Enfermagem (apenas para Área da Saúde), e uma questão discursiva - redação. A prova terá 36 questões e será avaliada no escore de 0 a 10 pontos.

A parte discursiva da prova tem o objetivo de avaliar a capacidade de expressão escrita e o uso das normas de do registro formal da Língua Portuguesa, e o candidato deverá produzir, com base em um tema indicado na questão, uma redação de 20 a 30 linhas.

Na etapa de provas, sai na frente o candidato que começa a estudar antecipadamente, e para isso é obrigatório ter acesso a melhor preparação, seja com apostilas, ou videoaulas e simulados. Além disso, o candidato deve apostar na organização do seu tempo de estudos, já que os conteúdos cobrados nas provas podem ser bastante difíceis e o esforço não pode ser desperdiçado ou dirigido para um foco diferente.

Seja aprovado na EsSA - Curso específico com apostilas, videoaulas e simulados

A bibliografia que consta no edital de abertura sempre é extensa e não basta escolher apenas algumas áreas e sair estudando sem um planejamento prévio. Com pouco tempo disponível para o estudo é indicado que o candidato faça tudo o que for possível para dinamizar e facilitar o seu aprendizado, tudo isso enquanto analisa as questões que foram cobradas nas edições anteriores do concurso.

A eficiência do estudo depende muito do foco do candidato, que deve entender o que vai ser cobrado na prova e dar a cada uma das disciplinas a atenção e o peso que ela merece, por isso nunca é demais fazer revisões, exercícios, simulados e resumos com as matérias mais difíceis, além de fazer isso com a ajuda de quem entende de preparação para concursos, como o Instituto Padre Reus, que já tem o melhor material preparado e organizado para quem deseja conquistar a sua vaga no Exército Brasileiro.

Com mais de 40 anos de tradição na preparação para carreiras militares, o Instituto Padre Reus oferece o único curso preparatório online 100% focado no Concurso da EsSA, além de possuir o melhor custo/benefício do mercado, com videoaulas com apostilas impressas e professores experientes e qualificados.

Ao longo das aulas desenvolvidas, o aluno vai estudar os conteúdos listados no programa da seleção, que também são cobradas em outros concursos militares, e para as áreas de combatente/logística-técnica/aviação, além de ter acesso a diversas outras funcionalidades disponíveis no site, como:

- Poder baixar o material complementar escrito de todas as aulas em PDF;
- Conferir provas dos concursos anteriores, resolvidas e comentadas pela equipe de professores do Instituto;
- Fazer simulados interativos, que tornam o aprendizado mais rápido, dinâmico e efetivo por possuir um sistema de análise de desempenho, em que o aluno pode comparar as suas respostas com as respostas corretas, além de conhecer a média dos demais alunos matriculados, conseguindo avaliar o seu nível de conhecimento.

Outra vantagem é que o aluno pode acessar as mais de 140 videoaulas do Curso Preparatório "É Guerra EsSA Aprovação" quantas vezes quiser e de onde quiser, através do PC, notebook, tablet ou celular, sempre em qualidade de alta definição.

É preciso ter em mente que assim como na carreira militar, estudar para um concurso exige disciplina e muito comprometimento, por isso é necessário ter acesso às melhores armas e munições (materiais e professores) para se preparar para a "guerra" da aprovação.