Polícia Civil-GO terá edital de concurso. Foi divulgado na manhã de 2 de fevereiro por um perfil oficial da Polícia Civil no Instagram, que a Universidade do Estado (UEG) vai organizar o novo concurso público da PC-GO. A oferta de vagas será de 650 oportunidades para delegados, agentes e escrivães.

O anúncio do concurso foi oficializado em 31 de outubro, através do vice-governador José Eliton (PSDB), acompanhado do secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP-GO), Ricardo Balestreri. No mesmo evento também foi anunciada a criação de novas delegacias e um programa de combate ao crime organizado, chamado "Goiás Limpo", que usará bens e valores apreendidos em operações no aprimoramento da própria corporação. O documento de abertura já está em elaboração, de acordo com a SSAP. O edital ainda deve sair até o mês de março.

Último concurso

No último ano, o concurso realizado contava com 500 vagas e a oferta de vagas também era para Agente e Escrivão. Os candidatos passaram por uma prova objetiva com 70 questões de Conhecimentos Básicos, Gerais e Específicos, além de exames discursivos.

Destas 500 vagas, 22 eram para a função de escrivão, função responsável pelas ocorrências, declarações e depoimentos; expedir intimações, citações e notificações; redigir portarias, ofícios, mandados, termos, autos, ordens de serviço, editais, circulares, boletins. Já as outras 280 vagas eram para a função de agente, que atua na apreensão de objetos furtados e localização de pessoas; bem como fazer investigações, realizar rondas noturnas e diurnas; policiar zonas impróprias para menores; dar plantão e outros.

O certame foi organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). As questões das provas objetivas eram do tipo múltipla escolha, com cinco opções cada. O certame registrou 31.329 inscritos, sendo 25.072 para agente e 6.257 para escrivão.

Requisitos

Para participar do próximo concurso, os candidatos devem ter apenas diploma ou certificado, devidamente registrado de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, categoria 'B', para o cargo de agente. O subsídio inicial é de R$ 1.500,00.