O governador do Estado da Bahia, Rui Costa, divulgou por meio de redes sociais - uma live no Instagram -, que seu estado deverá realizar muito em breve um novo concurso público para seleção de soldados para ingresso na Polícia Militar do estado (concurso PM-BA).

15/05/2017
21/06/2017
06/08/2017
R$ 2.585,05
2.750
07/08/2017
Anexos

Ainda é necessário avaliar questões orçamentárias e quais são, efetivamente, as necessidades de pessoal e por isso, ainda não é possível prever datas ou número de vagas. Ainda assim, vale a penas ficar atento, em especial se você gostaria de prestar exame para a carreira policial.

Tendo como base editais de concursos realizados anteriormente para a PM-BA, a exigência para o cargo deverá ser de ensino médio, além de altura mínima de 1,60m para homens e de 1,55m para mulheres. Também é necessário ter Carteira Nacional de Habilitação na categoria 'B'. Atualmente, o salário oferecido para os soldados no estado é de R$ 2.585,05.

Normalmente os certames são divididos em diversas etapas. Na primeira delas, são aplicadas provas objetivas e discursivas e então, os que se mantêm classificados vão sendo convocados para as etapas seguintes, compostas por exames de aptidão física e de saúde, exames psicológicos e verificação de conduta. Por fim, na última fase do concurso, os melhores classificados são chamados para o curso de formação.

Último concurso

O último concurso da PM-BA foi realizado em 2017 e na época foram ofertadas 2 mil vagas, sendo 1.819 para homens e 181 para mulheres. Essas vagas foram disputadas por mais de 123 mil pessoas que se inscreveram para participar do certame.

A banca responsável pela organização foi o Instituto de Formação e Capacitação (IBFC) e a prova teve 80 questões de Português, Matemática, Ciências Humanas e Naturais, Inglês, Noções de Igualdade Racial e de Gênero e Noções de Direito Constitucional, Administrativo, Penal Militar e Direitos Humanos.

A lotação das vagas se deu em Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. O concurso tinha validade de um ano, encerrado em 2018. Saiba mais no edital do último concurso

Anexos