Grande concurso aberto no estado de Minas Gerais. A Polícia Militar do estado (PM-MG) divulgou o edital de normas do concurso público aberto para selecionar candidatos de nível superior para o ingresso no Curso de Formação de Soldados da PMMG em 2017. São 429 vagas no total, sendo 386 para candidatos do sexo masculino e 43 para candidatas do sexo feminino.

De acordo com o documento, para participar do concurso o candidato deve ter formação escolar de nível superior completo em qualquer especialidade, idade mínima de 18 e máxima de 30 anos na data de inclusão - prevista para o dia 03 de julho de 2017 - e altura mínima de 1,60m.

Durante o período de curso, o Soldado 2ª Classe receberá remuneração de R$ 3.278,74, mais abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor. Veja o edital.

Para fazer a inscrição no concurso da PM-MG o candidato deve acessar o endereço eletrônico - www.policiamilitar.mg.gov.br/crs entre os dias 21 de outubro e 19 de novembro de 2016 e fazer o seu cadastro mediante o pagamento de uma taxa de participação no valor de R$ 122,95.

A seleção dos candidatos terá etapas de prova de conhecimentos (objetiva e dissertativa); avaliações psicológicas; Teste de capacitação física; Exames de Saúde (preliminares e complementares); e Exame toxicológico.

As provas objetivas, correspondentes à primeira etapa do concurso, serão aplicadas a todos os candidatos no dia 08 de janeiro de 2017 na cidade de Belo Horizonte. Elas serão compostas de 40 questões de múltipla escolha, valendo 100 pontos no total e distribuídas na seguinte forma:  

- 10 questões de língua portuguesa, incluindo estudo e interpretação de texto;

- 06 questões de direito penal;

- 06 questões de direito constitucional;

- 06 questões de noções de direito penal militar;

- 04 questões de noções de estatística;

- 04 questões de direitos humanos;

- 04 questões de legislação extravagante.

O gabarito oficial preliminar da prova escrita objetiva será divulgado no dia 09 de janeiro de 2017, pelo site www.policiamilitar.mg.gov.br/crs.

O curso de formação terá duração de 9 meses, com início previsto para 03 de julho de 2017 e término em abril de 2018, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e inclui atividades extraclasse após as 18:00 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

O concurso terá validade de trinta dias, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, contados da data do resultado final/homologação.