O aguardado concurso da Polícia Militar do Estado de Rondônia para Oficiais foi autorizado pelo Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, Ronimar Vargas Jobim no último dia 29 de dezembro de 2018 - veja abaixo. De acordo com o despacho de autorização, o certame visando a contratação de 68 profissionais no cargo será para:

- 36 vagas para o quadro de Oficiais Combatentes;

- 28 vagas para o quadro de Oficiais de Saúde; e

- 04 para vagas o quadro de Oficiais de Capelania.

O próximo passo agora é aguardar o aval do novo governo, para que a seleção tenha andamento.

Último concurso

O último concurso público da Polícia Militar do Estado de Rondônia foi realizado em 2014 sob responsabilidade da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab).

Na ocasião, a seleção contou com dois editais, que juntos somavam 260 vagas, sendo um com 216 vagas para candidatos do sexo masculino e 24 para candidatas do sexo feminino em cargo de Soldado da Polícia Militar. A função exigia ensino médio completo, idade entre 18 e 28 anos, além de altura mínima de 1,65m para os candidatos do sexo masculino e de 1,60m para mulheres. O salário era de R$ 3.182,66.

Já o outro edital contou com outras 20 vagas para cargo de Oficial Policial Militar de Saúde, nas funções de Médico Clínico Geral (9), Médico Psiquiatra (2), Psicólogo (6), Assistente Social (1) e Odontólogo (2). As funções exigiram ensino superior na respectiva área de formação, idade entre 18 e 30 anos para civis, e até 35 anos para militares, além de altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino e de 1,60m para o sexo feminino. O salário dos Oficiais era de R$ 7.257,28.

O concurso contou com as seguintes etapas de avaliação:

- Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
- Prova de Redação, de caráter classificatório e eliminatório;
- Teste de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
- Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
- Investigação Social;
- Curso de Formação de Soldado Policial Militar, de caráter classificatório e eliminatório.

As provas objetivas e de redação foram realizadas nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Rolim de Moura e Guajará-Mirim, segundo o edital da PM-RO de 2014.

Veja a autorização para o novo concurso: