Interessados em carreiras policiais no Rio de Janeiro, atenção: entramos na última semana de inscrições para o concurso da Polícia Militar do estado (concurso PMERJ). O certame, cujo edital foi publicado no dia 27 de dezembro de 2018, abriu seu período para candidaturas no dia 28 de dezembro e as aceita até o dia 20 de janeiro. São oferecidas 37 vagas, sendo 30 delas para ampla concorrência e 7 para negros ou índios.

O cargo para qual está acontecendo a seleção é o de Oficial do Quadro de Oficiais Policiais Militares, que exige ensino superior completo em formação específica de Bacharel de Direito. Entre as atribuições estão comandar pelotão, coordenador policiamento ostensivo, reservado e velado, participar do planejamento de ações e operações, assessorar o comando, gerenciar recursos humanos e logísticos, desenvolver processos e procedimentos administrativos, conduzir inquéritos policiais militares e de procedimentos administrativos inerentes ao cargo, entre outras tarefas.

O vencimento oferecido para essa função - os aprovado ingressarão na carreira militar como 2º Tenente - é de R$ 7.132,52. O limite de idade para se candidatar é de 35 anos até a data de publicação do edital. Homens também precisam ter estatura mínima de 1,65 metro e mulheres, estatura mínima de 1,60 metro. Confira o edital do certame

Inscrições

Para fazer a inscrição o candidato precisa acessar o site do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), que é a entidade organizadora do certame, e preencher a ficha de inscrição disponibilizada no local até o dia 20 de janeiro de 2019. O valor da taxa de inscrição é de R$ 138,00. A data limite para pagamento dessa taxa é o dia 21 de janeiro. 

Etapas

O processo seletivo será dividido em 5 etapas. A primeira dela consistirá na aplicação de provas Objetiva e Discursiva (de caráter classificatório e eliminatório). Na segunda fase, acontecerá o Exame Antropométrico e o Exame de Aptidão Física (TAF). Já na terceira fase, será a vez do Exame Psicológico e na quarta fase, o Exame de Saúde . Por fim, na 5ª e última fase, acontecerá o Exame Social e Documental. Da segunda à quinta etapa, os exames terão caráter eliminatório.

De acordo com o cronograma do concurso, a primeira etapa está prevista para acontecer no dia 10 de fevereiro e ela terá 4h30 de duração. O gabarito preliminar das provas objetivas, por sua vez, deve sair no dia seguinte ao da realização das provas. Entre os dias 12 e 18 de fevereiro, então, será o período para interposição de recursos relacionados às provas e gabaritos. O resultado final dessa primeira etapa deverá ser divulgado no dia 13 de março, data em que também ocorrerá a convocação para a etapa seguinte.

Ainda em relação a Prova Objetiva, o edital aponta que ela será constituída de 60 questões de múltipla escolha com cinco alternativas por questão, sendo apenas uma a correta. As disciplinas cobradas no exame serão Direito Constitucional (15 questões), Direito Administrativo (15), Direito Penal (15), Direito Processual Penal (10) e Direito Penal Militar (5). Seguindo o padrão da maior parte dos concursos, no dia da prova os candidatos receberão um Caderno de Questões e um Cartão de Respostas.

A previsão, é de que todas as etapas do certame tenham sido realizadas até maio de 2019, pois salvo alterações futuras no cronograma, a divulgação dos resultados finais deverá acontecer no dia 9 de maio de 2019, quando os aprovados poderão ser convocados para posse.