De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Orlando Amaral, o edital de abertura do concurso público previsto no órgão deverá ser finalmente lançado entre maio e junho deste ano. A realização do processo seletivo já havia sido divulgada em junho de 2014, porém as estimativas tiveram atrasos.

Com a nova afirmativa, segundo o governo, o concurso terá 548 vagas de nível superior, com oportunidades para cargos de Investigador (340), Escrivão (129), Perito (40) e Delegado de Polícia (39). Porém, o quantitativo de vagas pode ser alterado, uma vez que depende do lançamento do edital para se confirmar as informações concretas.

Uma comissão interna na PC-AM já foi nomeada e está trabalhando para finalizar o levantamento com a definição do número de cargos e vagas a serem ofertados pelo certame. Segundo Amaral, a prioridade será para os cargos de Investigador e Escrivão, todavia estão estudando a possibilidade de incluir, também, os cargos de Perito e Delegado.

O último concurso realizado pela Polícia Civil-AM aconteceu em 2009 e oportunizou 1.010 vagas com chances paraa candidatos com formação escolar de nível superior, nos cargos de Delegado, Investigador, Escrivão, Perito Criminal, Legista e Odontolegista. Os salários previstos variavam entre R$ 2.514,24 e R$ 6.104,16. 

O seletivo, coordenado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas, constou de diversas etapas de avaliação, sendo elas: prova objetiva, teste discursivo, exame médico, avaliação de capacidade física, análise de títulos e teste prático de digitação (para Investigador e Escrivão). A prova objetiva foi composta por 90 questões de múltipla escolha, distribuídas entre 45 de conhecimentos básicos e 45 específicas.

Os candidatos aprovados nas fases supracitadas, ainda, passaram por curso de formação profissional, realizado em Manaus/AM. Veja o edital do último concurso.

Prepare-se para o Concurso da Polícia Civil-AM

Mesmo que o edital não tenha saído ainda, o candidato já pode começar seus estudos. Primeiramente, é importante estudar e resolver provas anteriores, tanto as elaboradas pela banca organizadora do último certame (CETAM) quanto dos últimos seletivos do próprio órgão. Depois, o candidato deve aprofundar seus conhecimentos e habildiades em Língua Portuguesa, matéria amplamente exigidas em concursos públicos e a que mais reprova candidatos devido à falta de conhecimentos.

Além da Língua Portuguesa, é importante estar por dentro das informações da atualidade, pois questões nacionais e internacionais dos últimos períodos podem ser solicitadas.

Quando o edital finalmente sair, aí então é momento de aprofundar os conhecimentos de acordo com os conteúdos programáticos estipulados pela banca.