A Polícia Civil da Bahia prepara um novo concurso público (concurso PC-BA). O governo do estado assinou contrato com a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Vunesp) no dia 19 de dezembro para coordenar o nov certame. O tempo de contrato para a realização das etapas é de oito meses - veja no fim da página.

O concurso foi confirmado pelo governador do estado, Rui Costa, no dia 7 de novembro. Na mesma oportunidade foi anunciada a abertura do concurso da Secretaria de Educação do Estado (SEE-BA) com 3.760 vagas. Costa, juntamente com os secretários de Segurança Pública e de Administração recomendou que os candidatos interessados nas vagas intensifiquem a preparação para a seleção. "Autorizei o secretário de segurança pública, junto com o secretário de administração para preparar o concurso e, em breve, a gente deve publicar a empresa contratada e também as datas/prazos do concurso", afirmou.

A previsão é da abertura de vagas para Agente de Polícia e Delegado de Polícia.

Últimos - O último concurso da Polícia Civil da Bahia teve abertura de 130 vagas em 2014. Sob coordenação da Fundação Carlos Chagas (FCC) foram abertas oportunidades para Perito, nas áreas de Criminalística, Médico-Legal, Odonto-Legal e Técnico.

As etapas de avaliação incluiram prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; teste de aptidão física, de caráter eliminatório; exame Biomédico, de caráter eliminatório; exame psicotécnico, de caráter eliminatório; prova de títulos, de caráter classificatório; e investigação social, de caráter eliminatório. Veja o edital.

Para as funções de Delegado, Escrivão e Investigador de Polícia, o último concurso foi realizado em 2013. Sob coordenação do Cespe/Cebraspe, foram disponibilizadas 600 vagas nas funções. A exigência foi de escolaridade superior em Direito para Delegado e em qualquer área de formação para as demais funções, além de carteira de habilitação de categoria mínima B para Investigador.

As etapas de avaliação incluíram prova objetiva de conhecimentos básicos e específicos, prova discursiva, teste de aptidão física, exame biomédico, exame psicotécnico, avaliação de títulos e investigação social e de conduta pessoal. Acesse o edital.

Veja o contrato firmado entre o governo do estado e a Vunesp para organização do novo concurso: