Grande concurso aberto na Bahia. O governo estadual divulgou nesta quarta-feira, 10 de maio, o edital do concurso público que vai preencher 2.750 vagas para Soldado da Polícia Militar (PMBA) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA). São 2.000 vagas na PMBA e 750 no CBMBA, com reserva de 30% do total para candidatos negros.

A disponibilidade é de 2.491 vagas masculinas e 259 vagas femininas. Para a Polícia Militar, as vagas estão distribuídas entre sete regiões: Salvador, Juazeiro, Interior/Feira de Santana, Interior/Ilheus, Interior/Vitória da Conquista, Interior/Barreiras e Interior/Itaberaba. Já para o Corpo de Bombeiros, as vagas estão em 13 regiões: Salvadors e RMS, Interior/Feira de Santana, Interior/Itabuna, Interior/Ilheus, Interior/Porto Seguro, Interior/Vitória da Conquista, Interior/Jequié, Interior/Juazeiro, Interior/Itaberaba, Interior/Paulo Afonso, Interior/Santo Antônio de Jesus, Interior/Santo Antônio de Jesus, Interior/Barreiras e Interior/Teixeira de Freitas.

Para concorrer aos cargos, a exigência é de escolaridade média completa, idade entre 18 e 30 anos, altura mínima de 1,60m para homens e de 1,55m para mulheres, além de carteira de habilitação de categoria mínima "B". Durante a realização do curso de formação, o aprovado recebe remuneração de RS 937,00, passando a ser de R$ 2.585,05 depois da formação. A jornada de trabalho da função é de 40 horas por semana e as atividades do profissional incluem executar o policiamento ostensivo fardado, nas diversas modalidades, planejado pelas autoridades policiais militares competentes, a fim de assegurar o cumprimento da lei, a preservação da ordem pública e o exercício dos poderes constituídos para PM; e executar atividades de prevenção, combate a incêndios e a situações de pânico para BM - veja o edital do concurso.

A organização do certame fica por conta do Instituto IBFC, que receberá as inscrições entre os dias 15 de maio e 19 de junho, pelo site www.ibfc.org.br. A taxa de participação será de R$ 70,00, com isenção prevista para candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico) e forem membros de família de baixa renda.

Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva e discursiva, com 30 questões de Conhecimentos Gerais e 50 de Conhecimentos Específicos e redação. A aplicação das duas etapas está prevista para o dia 6 de agosto, mas somente serão avaliadas as provas discursivas dos candidatos que conquistarem a aprovação e classificação na etapa objetiva. O resultado preliminar da prova objetiva sai em 30 de agosto e o da prova discursiva sai em 15 de setembro.

Após a divulgação do resultado das etapas, prevista para 29 de setembro, acontece a convocação para os exames pré-admissionais, que incluem avaliação psicológica, exames médicos-ódontológicos, teste de aptidão física, exame de documentação e investigação social. As demais datas serão divulgadas posteriormente.

A validade do certame será de um ano a partir de sua homologação de resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.