A Polícia Militar do Estado de Alagoas (PM-AL) divulgou o edital para realização de concurso que vai preencher 1.000 vagas no cargo de Soldado Combatente da PM. A organização do certame está a cargo do Cespe/Cebraspe.

O salário inicial dos Soldados é de R$ 3.522,88 após conclusão do curso de formação - como Soldado Aluno, durante o período de formação, o salário é de R$ 1.367,15. A exigência da função é de nível médio, idade de 18 a 30 anos, estatura mínima de 1,60m para mulheres e de 1,65m para homen. O ingresso no quadro de Praças acontece após a formação no Curso de Formação de Praças (CFP) como Soldado de 3ª Classe, função com atribuições de ordem operacional visando à preservação da ordem pública.

O período de inscrições vai de 1º de agosto às 18 horas do dia 30 de agosto de 2017, pelo site do Cebraspe - www.cespe.unb.br/concursos/pm_al_17_soldado, e a taxa de inscrição está fixada em 95,00. A taxa deverá ser paga até o dia 5 de setembro.

A seleção terá etapas de:

- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Teste de aptidão física, de caráter eliminatório;
- Avaliação médica das condições de saúde física e mental, de caráter eliminatório;
- Comprovação documental e investigação social, de caráter eliminatório.

As provas objetivas valerão 120 pontos do tipo certo e errado e serão realizadas nas cidades de Maceió e Arapiraca no dia 29 de outubro, nos locais e horários divulgados no dia 18 de outubro pelo Cespe.

Prepare-se: 

A validade do concurso será um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período - veja o edital do concurso.

Durante o Curso de Formação de Praças, como Soldado Aluno, o candidato vai exercer atividade estudantil, em regime de internato ou semi-internato, em dedicação integral e exclusiva, exercendo as demais atividades internas e externas atreladas à sua formação. Após a conclusão do curso de formação, como Soldado Combatente, o candidato vai exercer ações e operações policiais militares no policiamento ostensivo fardado, reservado e velado; assessorar os comandantes de guarnição; executar o serviço de sentinela das guardas de: quartel, em estabelecimentos prisionais e nas assessorias militares; participar de ações e operações policiais; auxiliar e secretariar no desenvolvimento de processos e procedimentos administrativos da Polícia Militar.

Útimo - O último concurso na PM-AL foi realizado em 2012. Foram 1.040 vagas para Soldado e Oficial e o certame também teve organização do Cespe/Cebraspe. As etapas de avaliação foram compostas de prova objetiva, prova discursiva, teste de aptidão física, avaliação médica das condições de saúde e psicológica, apresentação e comprovação documental e investigação social.