Em reportagem divulgada pelo Grupo RBS de Comunicações, está sendo investigada a suspeita de fraude no concurso realizado pela Prefeitura de Cristal do Sul/RS, ocorrido no final do ano passado. O concurso teve provas aplicadas no dia 13 de dezembro para quase 700 inscritos e ofertou 22 vagas mais cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. As remunerações iniciais oferecidas pela municipalidade no concurso chegavam a R$ 4.391,88.

Dos 26 aprovados na seleção, 23 são parentes do prefeito, amigos ou correligionários do partido de Cesar de Pelegrin (PMDB) e também da vice Maristela Zadinello (PDT), como apurou a reportagem do RBS Notícias.

Dois dias antes das provas serem aplicadas, uma lista com possíveis nomes que passariam no concurso foi entregue à Justiça por vereadores da oposição. Entre as pessoas citadas, 90% foram aprovadas.

Entre os aprovados está a filha de Pelegrin, aprovada em primeiro lugar para o cargo de fisioterapeuta que teve 36 candidatos inscritos. A filha da vice prefeita também foi primeira colocada para enfermeira e na segunda colocação figura uma sobrinha do prefeito. A lista ainda inclui um primo da vice-prefeita em primeiro lugar para cirurgião-dentista, o sobrinho do prefeito na primeira colocação para auxiliar administrativo e até o atual chefe de gabinete do prefeito, primeiro colocado na função de agente de compras e contratos da prefeitura. Maior parte dos outros aprovados tem relação com vereadores dos partidos do prefeito e da vice.

Um candidato ainda informou que durante a realização das provas três pessoas que passaram no concurso foram ao banheiro e, após voltarem, começaram a preencher o gabarito, entregando a prova dentro de 10 minutos.

O promotor Marlos da Rosa Martins afirma que, se for comprovada a fraude, os responsáveis poderão ter de responder a processo criminal. "É um indício para que se tenha uma investigação, para verificar o que aconteceu. E se verificar alguma irregularidade nesse concurso público, serão ajuizadas as medidas judiciais cabíveis, tanto cíveis como eventualmente criminais a partir das conclusões desse inquérito", diz o promotor.

A seleção foi coordenada pela empresa Construir Concursos, com sede em Maravilha (SC) e que tem no endereço a placa de outra empresa. A Construir é responsável também pelos concursos em andamento da Câmara de Irati-SC e da Prefeitura de Jardinópolis-SC.

Com informações do G1