Foi divulgado no Diário Oficial do Estado desta segunda, 14 de maio, a autorização para realização de um novo concurso público na Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul (concurso SED MS 2018). Serão ofertadas 1.500 vagas no Quadro de Pessoal da Secretaria.

Foram assinados dois decretos pelo Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, um para 1.000 vagas na carreira de Professor da Carreira Profissional da Educação Básica e outro com 500 vagas para cargos da Carreira de Apoio à Educação Básica do Quadro de Pessoal da Secretaria de Educação do estado - veja a autorização.

O próximo passo agora é iniciar o processo de formação da comissão organizadora, que trabalhará na elaboração do projeto básico do concurso, documento composto por diversas informações importantes do edital, como por exemplo, critérios para escolha da organizadora, conteúdo programático do concurso, taxas de inscrições, as fases e os requisitos para aprovação em cada uma delas, as modalidades das provas, seus conteúdos e forma de avaliação, entre outros detalhes do certame.

O governo conta atualmente com cerca de 15,5 mil professores, sendo 6,5 mil contratados e 9 mil efetivos.

Último concurso

O último certame ocorreu em 2013, quando foram ofertadas 400 vagas para Professor de Educação Básica. O cargo exigia nível superior e o salário inicial era de R$ 1.355,50, além de incentivo financeiro de R$ 271,10, por jornada de 20 horas semanais.

As vagas foram distribuídas entre as disciplinas de Artes; Biologia/Ciências; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Estrangeira - Espanhol; Língua Estrangeira - Inglês; Língua Portuguesa/Literatura; Matemática; Química; e Sociologia.

Na época, os candidatos foram avaliados em duas etapas, sendo a primeira composta por prova objetiva e discursiva de caráter eliminatório e classificatório, e a segunda por avaliação de títulos.

A prova contou com 80 questões das disciplinas de Língua Portuguesa (20), Atualidades Brasileiras (20), Legislação e Concepções Pedagógicas (20) e Conhecimentos Específicos (20) - veja mais no edital do concurso SED-MS 2013 para Professores.

Veja a autorização do novo concurso: