A Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (Sedu-ES) terá novo concurso público em breve. Estão autorizadas 1.000 vagas de nível superior para Professores e 200 vagas de nível médio para Agente de Suporte Educacional. O concurso foi anunciado em 27 de agosto e o estado prevê ainda a realização de outros 10 certames em diversas áreas da administração.

Caberá aos novos professores preparar e ministrar aulas; avaliar e acompanhar o aproveitamento do corpo discente de ensino fundamental e ensino médio no respectivo campo de atuação; participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento; cumprir os dias letivos e horas/aula estabelecidos, além de outras atribuições. A função exigirá graduação em diversas áreas, tendo salário de R$ 2.081,68.

Já o Agente de Suporte Educacional atua de forma a realizar atividades típicas do ambiente escolar, tais como matrícula de alunos, censo escolar, expedição de certificados, diplomas, históricos e outros documentos da vida escolar; entre outras atribuições.

O último concurso para Professor foi realizado em 2018, com disponibilização de 1.025 vagas para Pedagogo, Professor de Arte, Professor de Biologia/Ciências, Professor de Educação Física, Professor de Espanhol, Professor de Filosofia, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Língua Inglesa, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Sociologia, Professor de Matemática, Professor de Física e Professor de Química. A avaliação dos candidatos aconteceu por meio de prova objetiva com 70 questões de língua portuguesa, conhecimentos pedagógicos, conhecimentos básicos de informática e conhecimentos específicos, mais prova discursiva de estudo de caso e avaliação de títulos. Foram 21.720 inscritos. Veja o edital.

Já para Agente de Suporte Educacional, o último certame foi realizado em 2010, com avaliação por meio de prova objetivas de conhecimentos básicos e específicos, mais etapa de titulação. Foram 421 vagas e 25.034 candidatos.

A SEDU atua na formulação e implementação das políticas públicas estaduais que garantam ao cidadão o direito à educação; a promoção dos diversos níveis, etapas e modalidades de educação ao seu nível de competência; a avaliação dos resultados da educação básica e a implementação da educação profissional de nível técnico.