Com inscrições abertas em dezembro, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) informa da realização do novo concurso público para preencher 45 vagas no cargo de Analista Judiciário. A seleção é para áreas de especialização em serviço social e psicologia.

Das 45 vagas, 30 são para área de Serviço Social, que tem requisito de graduação em Serviço Social reconhecido pelo MEC; e 15 para Psicologia, com exigência de formação superior na área. O salário da carreira é de R$ 7.188,48, mais auxílio alimentação e auxílio saúde.

Do total de vagas ofertadas, 3 ficam reservadas para pessoas com deficiência e 5 para candidatos negros. As vagas são para provimento em qualquer das comarcas de 1º grau de Jurisdição do TJPR e a relação da localização das vagas nas comarcas e cidades será oportunamente disponibilizada, escolhida pelos candidatos aprovados, observada a ordem de classificação.

As inscrições poderão ser feitas de 01 a 15 de dezembro de 2016, pelo próprio site do TJPR - https://concursos.tjpr.jus.br. A taxa de inscrição é fixada em R$ 130,00.

Ao inscrever-se, o candidato deverá optar por uma das três categorias de concorrência: concorrência geral, vaga reservada aos afrodescendentes, ou vaga reservada às pessoas com deficiência.

A seleção terá prova objetiva e prova discursiva, a serem aplicadas no 2º trimestre de 2017, em data, horário e local que serão publicados com antecedência mínima de 30 dias de sua realização pelo órgão.

A prova objetiva terá 80 questões sobre língua portuguesa (15), raciocínio lógico (5), noções elementares de direito e legislação (20) e conhecimentos específicos na respectiva área de especialização (40). Já a prova discursiva vale 20 pontos e consistirá de uma redação sobre tema constante do conteúdo programático do edital - veja o edital de abertura.

O concurso tem validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado, prorrogável por igual período, a critério do TJPR. O edital informa ainda que o candidato nomeado deverá permanecer na comarca onde foi lotado no ato de nomeação durante o período do Estágio Probatório.