O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte divulgou documento informando que incluiu no orçamento de 2018 a realização de um novo concurso público para diversos cargos de nível médio e superior (concurso TJ RN). O órgão conta atualmente com 1.184 cargos vagos em diversas carreiras de Técnico e Analista, necessitando de pessoal para suprir estas funções.

O último concurso para os cargos de Técnico Judiciário, Oficial de Justiça e Auxiliar Técnico foi realizado há 17 anos (2001) e teve 100 vagas, distribuídas entre os cargos de ensino médio e superior. A organização ficou por conta da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte e da Universidade Potiguar.

Para Analista Judiciário foram ofertadas 69 vagas. As oportunidades foram destinadas as funções de Analista Judiciário - Área de Apoio Especializado, nas especialidades de Revisão de Texto, Tecnologia da Informação (Desenvolvimento de Sistemas, Segurança da Informação, Administração em Redes de Computadores, Banco de Dados e Telecomunicações).

Já as 31 vagas restantes foram oferecidas para o cargo de Técnico Judiciário. As chances foram para as especialidades Administrativa e Judiciária.

A remuneração inicial oferecida para o cargo de Analista Judiciário era de R$ 6.009,16, além dos benefícios de auxílio-alimentação, auxílio-transporte, etc. Já a remuneração inicial dos Técnicos era de R$ 4.619,00.

De acordo com o documento divulgado pelo órgão (veja abaixo) já existe reserva orçamentária para realização de concurso público pelo Fundo de Desenvolvimento da Justiça (FDJ), por meio de recursos ordinários e diretamente arrecadados.

A última seleção contou com uma prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, para todos os cargos, com 100 questões de múltipla escolha envolvendo as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa (20); Conhecimentos Gerais (10); Noções de Direito Constitucional (15); Noções de Processo Civil (15 questões); Noções de Processo Penal (15); Lei de Organização Judiciária do Estado do Rio Grande do Norte (15); Noções de Informática (10).

A avaliação de títulos foi aplicada apenas aos candidatos aos cargos de nível superior, de caráter classificatório, aprovados na prova objetiva.