Está aberto o novo concurso público do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS) para ingresso na magistratura. A Fundação Vunesp divulgou o edital de normas da nova seleção do órgão que preencherá 90 vagas na carreira de Juiz de Direito Substituto. São 67 vagas de ampla concorrência, 5 reservadas para pessoas com deficiência e 18 destinadas aos candidatos negros.

A carreira exige diploma de graduação de bacharel em Direito, além de três anos de atividade jurídica exercida e comprovada após a obtenção do grau. O subsídio do cargo é de R$ 22.213,44.

A seleção dos candidatos terá prova objetiva dividida em três blocos, duas provas escritas (discursiva e prática de sentença), inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa, investigação social, prova oral e avaliação de títulos.

O período de inscrições vai de 14 de novembro até as 20h do dia 13 de dezembro de 2017, pela internet, no site da Fundação Vunesp, que coordenará a seleção - https://www.vunesp.com.br/. A taxa de inscrição está fixada em R$ 220,00.

A prova objetiva, primeira etapa da seleção, terá 3 blocos com 100 questões, sendo:

- 40 questões de Língua Portuguesa, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor e Direito da Criança e do Adolescente, valendo 4 pontos;
- 30 questões de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Eleitoral, valendo 3 pontos;
- 30 questoes de Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental e Direito Administrativo, valendo 3 pontos.

A prova objetiva será aplicada em Porto Alegre-RS no dia 11 de março de 2018, nos locais e horários divulgados oportunamente no Diário da Justiça Eletrônico e nos sites www.tjrs.jus.br e www.vunesp.com.br.

O concurso terá validade por um ano, contado da data da publicação da homologação do resultado final, prorrogável, uma vez, por igual período, a critério do Tribunal de Justiça - veja o edital TJ-RS 2017 Juiz.