O concurso do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que tem jurisdição nos Estados de Rio de Janeiro e Espírito Santo (concurso TRF-2) se aproxima. O órgão anunciou por meio de sua assessoria de imprensa a comissão organizadora responsável pelo XVII Concurso Público na Magistratura para provimento de vagas no cargo de Juiz Federal Substituto - veja o anúncio.

A delegação é composta por 10 membros, sendo 5 efetivos e 5 suplentes. São membros efetivos os Desembargadores Abel Fernandes Gomes (Presidente) e Guilherme Calmon Nogueira da Gama; o Juiz Federal Flavio Oliveira Lucas; Dr. Leandro Mello Frota, representando o Conselho Federal da OAB; e a Professora Carmen Beatriz de Lemos Tiburcio Rodrigues, da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Já como suplentes ficam os Desembargadores federais Aluisio Gonçalves de Castro Mendes e Marcus Abraham; a Juíza Federal Marcella Araújo da Nova Brandão; o Dr. Luciano Rodrigues Machado, representando o Conselho Federal da OAB; e o Prof. Nilton Cesar da Silva Flores, da Universidade Federal Fluminense - UFF.

Agora, com a comissão examinadora formada, o próximo passo é escolher a banca responsável pela aplicação das etapas da seleção, ou se estas ocorrerão a cargo de membros e servidores do TRF-2.

Para concorrer ao cargo de Juiz Federal Substituto, é necessário possuir nível superior em Direito e possuir experiência jurídica de, no mínimo, três anos. A remuneração inicial do cargo é de R$ 27.500,17, sob regime estatuário.

Último concurso

O último concurso do órgão para o cargo de Juiz Federal Substituto foi em 2017. A seleção contou com oferta de 50 vagas imediatas. O cargo exigia nível superior em Direito e três anos de atividade jurídica comprovada, conforme prevê a legislação. Os candidatos puderam se inscrever no site do TRF e/ou presencialmente, com taxa de inscrição de R$ 150,00.

A avaliação dos candidatos contou com várias etapas, sendo:

- Prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova discursiva;
- Prova prática de sentença cível;
- Prova prática de sentença criminal;
- Sindicância da vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório;
- Exame de sanidade física e mental, de caráter eliminatório;
- Exame psicotécnico, de caráter eliminatório; 
- Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Veja mais do último concurso no edital do concurso TRF-2 2017 para Juiz Substituto.