Entre os dias 19 de dezembro de 2013 e 16 de janeiro de 2014, candidatos interessados em ingressar no quadro do órgão, poderão se inscrever no concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais. Estão sendo oferecidas 30 vagas para candidatos de nível médio, com salários iniciais de R$ 3.895,10.

O Coronel Diretor de Recursos Humanos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, juntamente com a Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC), faz saber aos interessados que será aberto concurso público para selecionar candidatos no Curso de Formação de Oficiais (CFO BM) do órgão, para 2014. O concurso é destinado ao preenchimento de 30 vagas, sendo 27 para o sexo masculino e 3 para o sexo feminino, para o Curso de Formação de Oficiais (CFO BM 2014).

Inicie seus estudos: 

O curso funcionará na Academia de Bombeiros Militar (ABM), tendo a duração de 3 anos, em regime escolar diuturno, com o militar estando sujeito a atividades escolares extra-classe após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O ingresso do candidato aprovado e convocado será realizado na graduação de praça especial, como cadete do primeiro ano do CFO, com vencimento inicial de R$ 3.895,10 - Confira o edital.

As inscrições estarão abertas entre os dias 19 de dezembro de 2013 e 16 de janeiro de 2014, e poderão ser feitas através do site da FUMARC.

Para participar do concurso, o candidato deve ter entre 18 e 30 anos de idade na data de inclusão (início do curso), ter concluído o ensino médio e ter altura mínima de 1,60m.

O processo seletivo será desenvolvido em 3 fases:

- 1ª fase: Serão aplicadas no dia 16 de fevereiro de 2014, prova objetiva de conhecimentos (Prova I) e prova de redação (Prova II), ambas de caráter eliminatório e classificatório;

- 2ª fase: exames de saúde preliminares e complementares e exame psicológico, todos de caráter eliminatório;

- 3ª fase: teste de avaliação física (TAF), de caráter eliminatório e classificatório.

As provas objetivas serão compostas por 50 questões sobre língua portuguesa, literatura brasileira, matemática, geografia, história, direitos humanos, química, física, biologia e língua estrangeira (inglês ou espanhol); A prova de redação, versará sobre algum tema sortido da atualidade.

Será considerado aprovado, o candidato que obtiver 50% de acertos na prova objetiva e não tirar nota zero em nenhum conteúdo da prova. Serão convocados para a 3ª fase (TAF), de caráter eliminatório e classificatório, todos os candidatos aprovados na fase anterior. Nesta fase, os candidatos passarão por testes de resistência aeróbica, testes de força muscular de membros superiores, testes de agilidade e testes de flexão abdominal.

A soma da pontuação obtida pelo candidato nas provas do TAF, cujo valor máximo será de 10 pontos, será a nota final da 3ª fase. O candidato que não atingir o índice mínimo de 1,5 pontos em qualquer uma das provas, será considerado inapto nesta fase e automaticamente eliminado do processo seletivo.

O presente concurso terá validade de 30 dias, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, contados a partir da data de publicação do resultado final.