Atenção candidato! O concurso do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN-PA), após ter as provas aplicadas para o cargo de Agente de Educação de Trânsito canceladas, divulgou a nova data de avaliação para o cargo.

27/11/2018
20/12/2018
10/02/2019
R$ 2.191,52
100
11/02/2019
Anexos

De acordo com a retificação do calendário divulgado pela organizadora Fadesp, a nova data de realização das provas, somente para o cargo de Agente de Educação de Trânsito, ocorrerá no dia 28 de abril de 2019 das 8h às 12h, em locais e horários a serem informados de 02 a 05 de abril. Já a divulgação dos gabaritos preliminares destas provas objetivas se dará no dia 29 de abril.

As primeiras provas foram canceladas após um dos fiscais de sala ter aberto o envelope das avaliações sem a presença de candidatos, configurando uma possível fraude.

Já para o cargo de Agente de Fiscalização de Trânsito, segundo a Fadesp, a prova transcorreu normalmente e não foi afetada. Esta já teve até gabaritos divulgados - veja. Assim, foi necessário apenas uma nova data para o cargo de Agente de Educação.

Concurso Detran PA

As oportunidades são para as funções de Agente de Educação de Trânsito e Agente de Fiscalização de Trânsito. Ambos os cargos exigem certificado de curso de ensino médio ou equivalente expedido por instituição de ensino, devidamente reconhecida por órgão competente.

São 79.392 candidatos inscritos, sendo 53.060 concorrendo as vagas de Agente de Educação de Trânsito e outros 26.332 para Agente de Fiscalização de Trânsito.

Para Agente de Fiscalização o requisito é de ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação nas categorias AB, com habilitação de dois anos. Já para Agente de Educação de Trânsito são 34 vagas exigindo apenas certificado de curso de ensino médio. Os dois cargos têm salários de R$ 2.191,52, por jornada de trabalho de 30 horas por semana.

Avaliação

A Prova Objetiva será composta de 50 questões, de múltipla escolha, assim distribuídas: conhecimentos básicos: 20 questões, sendo: 6 questões de Língua Portuguesa, 4 questões de Matemática e Raciocínio Lógico, 4 questões de Legislação Aplicável ao DETRAN-PA, 3 questões de Ética e Qualidade no Serviço Público e 3 questões de Noções de Microinformática; e, conhecimentos específicos: 30 questões.

Cada questão terá o valor igual a 0,2; o candidato deverá obter 50% ou mais do total de pontos previstos na prova objetiva para não ser eliminado do concurso público. Sendo que não poderá ser eliminado do certame caso sua pontuação seja de 0 nas questões de Língua Portuguesa.

O concurso terá validade por 1 ano, podendo ainda ser prorrogado pelo mesmo período, a critério do Detran do Pará.

[RELACIONADO]

Atribuições

Agente de Fiscalização de Trânsito: Realiza atividades de fiscalização e operação de trânsito, fiscalização de veículos e de documentos; operações especiais de fiscalização em vias urbanas e rodovias; operações integradas com os demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito no Estado e órgãos da área de segurança pública estadual; proceder levantamento de dados no local de acidente de trânsito em rodovias estaduais e em vias urbanas devidamente conveniadas, para elaboração do Boletim de Ocorrência e Acidente de Trânsito - BOAT; orientação e monitoramento da circulação; ordenação do trânsito na forma da legislação vigente; participar e apoiar as ações de engenharia e educação para o trânsito desenvolvidas pelo DETRAN/PA; coletar dados para subsidiar a elaboração de relatórios estatísticos; conduzir viaturas de fiscalização da Autarquia e executar outras atividades correlatas a sua área de atuação.

Agente de Educação de Trânsito: Realizar atividades relacionadas à execução de programas e projetos de Educação para o Trânsito; apoiar as ações de fiscalização e engenharia de trânsito e executar outras atividades correlatas a sua área de atuação.

Para saber mais sobre o concurso e as etapas de avaliação, veja o edital.

Anexos