A Brigada Militar do estado do Rio Grande do Sul divulgou os editais de abertura dos concursos que irão preencher 4.550 vagas nas funções de Praça de Polícia Ostensiva da Brigada e de Praça de Bombeiro Militar - Soldado de 1ª Classe QPM-1 e QPBM. As funções exigem escolaridade média e oferecem remuneração inicial de R$ 3.760,54.
Os candidatos devem ter, além da escolaridade requerida, idade entre 18 e 25 anos até o último dia de inscrições, estatura mínima de 1,60m para mulheres e de 1,65m para homens, carteira de habilitação de categoria mínima "B" e postura ilibada. São atribuições do cargo de Militar Estadual na graduação de Soldado de 1ª Classe executar as atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, essa função soma 4.100 vagas. Já para Bombeiro Militar na graduação de Soldado de 1ª Classe são 450 vagas, e dentre as atribuições do profissional estão executar as atividades de prevenção e combate a incêndios de busca e salvamento e defesa civil.
Sob coordenação da Fundatec, as inscrições no concurso ficam abertas entre 31 de outubro e 20 de novembro de 2017, no site - www.fundatec.org.br. A taxa de participação é fixada em R$ 80,00 para as duas funções.
A primeira etapa de avaliação será o exame intelectual, que terá 50 questões de Língua Portuguesa Matemática, Direitos Humanos e Cidadania, Legislação Específica, Conhecimentos Gerais e Informática.
A etapa acontece em 17 de dezembro, com aplicação nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e São Leopoldo. A avaliação da prova será feira na escala de zero a 100, com 50 pontos sem zerar nenhuma área de conhecimento como requisito mínimo para aprovação. O resultado da etapa está previsto para 17 de janeiro de 2018. Veja como se darão as provas:
As demais etapas incluem exame de saúde; exame de capacitação física, incluindo teste específico de aptidão para Bombeiro; e exame psicológico composto por duas etapas obrigatórias, sendo testagem coletiva e entrevista individual. As datas para as demais etapas serão publicadas posteriormente.
O concurso terá validade de dois anos a partir da sua homologação de resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. Veja o edital da Brigada Militar RS e também do Corpo de Bombeiros RS.


