O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 21 de março, o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018). O Exame objetiva avaliar o desempenho escolar e acadêmico dos estudantes do país ao fim do ensino médio.

As inscrições do Enem estarão abertas de 07 a 18 de maio de 2018, pelo site enem.inep.gov.br/participante. A taxa do participante será de R$ 82,00 e o pagamento deve ocorrer até o dia 23/05. O prazo para requisição de isenção ficará aberto entre 02 e 11 de abril. Estão previstas isenções para candidatos que estejam cursando a última série do ensino médio no ano de 2018, em qualquer modalidade de ensino; candidatos que, tendo participado do Encceja 2018, na modalidade do ensino médio para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) ou no exterior, tenha obtido proficiência que possibilite a certificação na área de conhecimento em que se inscreveu; candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico). O participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2017 e que não tenha comparecido aos dois dias de prova pode justificar a ausência para solicitar a isenção da taxa novamente em 2018.

Como em 2017, a aplicação das provas do ENEM acontecerá em dois domingos consecutivos, dias 04 e 11 de novembro. A abertura dos portões será realizada às 12h, com fechamento às 13h, seguindo o horário de Brasília-DF. O início das provas acontece às 13h30min e serão 5 horas e 30 minutos de prova no primeiro dia - que inclui a redação - mais 5 horas no segundo dia. O local de prova de cada participante será informado pelo site do Inep.

veja o edital do ENEM 2018

Serão aplicadas quatro provas objetivas com 45 questões cada, mais redação em língua portuguesa. A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias terá questões de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação, mais redação de tema da atualidade; a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias terá questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia; a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias terá questões de Química, Física e Biologia; por fim, a prova de Matemática e suas Tecnologias terá questões de Matemática.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no Portal do Inep até o terceiro dia útil após a realização das últimas provas. O participante poderá ter acesso aos seus resultados individuais do Enem 2018 em data a ser divulgada posteriormente, mediante inserção do número do CPF e da senha. no endereço ou no aplicativo oficial do exame. O participante poderá ainda ter acesso à vista de sua prova de redação exclusivamente para fins pedagógicos, após a divulgação do resultado, em data a ser divulgada posteriormente. Os resultados individuais do Enem 2018 não serão divulgados por outros meios de publicação ou instrumentos similares que não os listados no edital. 

O Enem 2018 para adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade (Enem PPL) terá edital próprio, que será divulgado posteriormente.

A nota do exame é utilizada como critério de acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino, e do Programa Universidade para Todos (Prouni), para o ingresso com bolsa integral ou parcial em instituições irivadas. A participação na prova ainda é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou ingressar em cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Além disso, o Enem objetiva possibilitar a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, visando à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho; permitir a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio; e viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.