Com edital publicado no Diário Oficial da União de 24 de julho, o Departamento de Educação e Cultura do Exército (Decex), em conjunto com a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (Depa), abriu seleção pública com 440 vagas para ingresso de alunos nos colégios militares do país.

Podem participar alunos e alunas brasileiros que tenham concluído ou estejam cursando o quinto ano do ensino fundamental (5º ano/EF), para ingresso no sexto ano do ensino fundamental; ou o nono ano do ensino fundamental (9º ano/EF) para ingresso no primeiro ano do ensino médio (1º ano/EM); e que tenham idade entre 10 e 13 anos para o ingresso no quinto ano e entre 14 e 18 anos para o ingresso no ensino médio.

São disponibilizadas 385 vagas para ingresso no sexto ano do ensino fundamental e 55 vagas para ingresso no ensino médio, distribuídas nos colégios do país. São 30 vagas para Brasília-DF, 40 para Belo Horizonte-MG, 30 para Curitiba-PR, 10 para Campo Grande-MS, 40 para Fortaleza-CE, 35 para Manaus-AM, 35 para Juiz de Fora-MG, 35 para Porto Alegre-RS, 45 para Recife-PE, 50 para o Rio de Janeiro-RJ, 25 para Salvador-BA, 30 para Santa Maria-RS e 35 para Belém-PA.

As inscrições acontecem presencialmente nos colégios entre os dias 24 de julho e 27 de agosto. A taxa é de R$ 95,00, com isenção para candidato cujo responsável legal comprove condição de carência socioeconômica, mediante apresentação de documento que ateste sua inscrição em programa social do governo.

A avaliação dos candidatos acontecerá por meio de dois exames intelectuais, com questões de Matemática e Língua Portuguesa, previstos para 10 de setembro e 22 de outubro. Outras etapas são a revisão médica e odontológica, que acontece entre 2 e 26 de janeiro de 2018; e a omprovação de requisitos biográficos.

O resultado final da seleção sai até 4 de junho de 2018. Saiba mais no edital do seletivo.