Mais um concurso público do Exército Brasileiro: divulgado na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira, 06 de julho, seleção no órgão busca a admissão de 122 candidatos no Curso de Formação de Oficiais do Serviço de Saúde. Do total de vagas, 110 são para o cargo de Médico, 4 para Farmacêuticos e 8 vagas para Dentistas, para ingresso na Escola de Saúde do Exército (EsSEx) em 2016.

Para concorrer às funções, o candidato deve ter diploma de nível superior, idade de até 36 anos (completados até 31 de dezembro do ano da matrícula), altura acima de 1,60m se do sexo masculino e de 1,55m se do sexo feminino; e possuir aptidão física e idoneidade moral que o recomendem ao ingresso na carreira de oficial do Exército Brasileiro. Veja edital.

Para a carreira de Médico, as oportunidades são nas especialidades de Anestesiologia, Cancerologia, Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Clínica Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Endoscopia Digestiva, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia e Hemoterapia, Infectologia, Medicina Intensiva, Medicina Legal, Medicina Nuclear, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia/Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia, Pediatria, Psiquiatria, Radiologia, Sem Especialidade e Urologia; para Farmacêutico, as chances são nas áreas de Farmácia e Dentista nas especialidades de Cirurgia Bucomaxilofacial, Dentística Restauradora, Endodontia, Odontopediatria, Ortodontia, Periodontia e Prótese Dentária.

Veja também: Concurso Sargentos do Exército (EsSA) 2015: Inscrição encerra hoje

As inscrições encontram-se disponíveis e seguem abertas até o dia 04 de agosto de 2015, devendo serem feitas pelo site www.essex.ensino.eb.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 130,00.

Como métodos de avaliação dos candidatos, haverá prova objetiva, além de inspeção de saúde e exame de aptidão física. A prova objetiva terá duração de 4 horas e terá três etapas: a primeira será constituída de conhecimentos gerais, contendo 20 questões objetivas abordando assuntos básicos dentro da respectiva graduação, contendo questões; a segunda etapa será de conhecimentos específicos, com 30 questões objetivas, abordando assuntos da especialização ou habilitação escolhida; e prova de idioma estrangeiro, na terceira etapa, contendo 10 versando sobre o idioma escolhido pelo candidato em seu requerimento de inscrição.

As provas objetivas serão aplicadas nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Campinas-SP, Porto Alegre-RS, Santa Maria-RS, Belo Horizonte-MG, Juiz de Fora-MG, Curitiba-PR, Florianópolis-SC, Salvador-BA, Recife-PE, Belém-PA, Campo Grande-MS, Fortaleza-CE, Brasília-DF e Manaus-AM, no dia 27 de setembro, em locais a serem divulgados posteriormente, pelo site www.essex.ensino.eb.br. No dia 30 de setembro de 2012 serão informados os gabaritos preliminares das provas.