Marinha, Exército e Aeronáutica possuem concursos com inscrições abertas para ingresso em cursos de formação com oportunidades para vários estados do país. São 1.348 vagas ofertadas, sendo 778 de nível médio/técnico para Corpo Auxiliar de Praças da Marinha e Quadro Técnico de Praças da Armada; 170 vagas para pessoal de nível médio completo para ingresso no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); e 400 vagas para Colégios Militares do Exército.

Confira cada uma das seleções e inicie sua carreira militar.

Marinha abre 698 vagas para Auxiliar de Praças

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) inscreve até dia 23 de setembro para concurso de admissão no curso de Formação do Corpo Auxiliar de Praças (CP-CAP), para ingresso em 2014. São 698 vagas para pessoal de nível médio/técnico distribuídas entre especialidades de Administração (149), Administração Hospitalar (3), Contabilidade (20), Desenho de Arquitetura (3), Desenho Mecânico (1), Edificações (1), Eletrônica (20), Eletrotécnica (60), Enfermagem (129), Estatística (10), Estruturas Navais (19), Geodésia e Cartografia (10), Gráfica (13), Higiene Dental (2), Marcenaria (6), Mecânica (40), Metalurgia (40), Meteorologia (18), Motores (15), Nutrição e Dietética (2), Patologia Clínica (2), Processamento de Dados (38), Prótese Dentária (2), Química (35), Radiologia Médica (5), Secretariado (50) e Telecomunicações (5).

Além das titulações relacionadas para cada especialidade, serão considerados válidos os documentos comprobatórios de conclusão de cursos técnicos de nível médio cujas denominações anteriormente utilizadas constem na Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, disponível no site do MEC. Após aprovação em todas as etapas da seleção e no curso de formação, que terá duração de até 17 semanas, candidato será nomeado Cabo do CAP da Marinha.

As inscrições estarão abertas até 23 de setembro de 2013, pela internet, nos endereços www.densm.mar.mil.br ou www.ensino.mar.mil.br.

O concurso compreenderá as seguintes etapas de avaliação:
-Prova escrita e de redação;
-Inspeção de Saúde (IS);
-Teste de Aptidão Física (TAF).

A prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais e redação, será aplicada em dia, local e horários a serem divulgados a partir do dia 14 de outubro de 2013. As provas ocorrerão nas cidades de Rio de Janeiro-RJ, Vila Velha-ES, Salvador-BA, Natal-RN, Olinda-PE, Fortaleza-CE, Belém-PA, São Luís-MA, Rio Grande-RS, Porto Alegre-RS, Florianópolis-SC, Ladário-MS, Brasília-DF, São Paulo-SP, Manaus-AM e Santos-SP.

A divulgação das notas dos candidatos aprovados nas provas escritas e convocação para a realização dos Eventos Complementares ocorrerá no dia 07 de março de 2013. Já a Inspeção de Saúde está prevista para ser realizada entre os dias 17 de março e 08 de maio de 2014, e o Teste de Aptidão Física entre 31 de março e 16 de maio de 2014. O curso de formação iniciará na data prevista de 01 de agosto de 2014. Veja edital completo

Marinha abre 80 vagas para Praças da Armada

Um segundo concurso aberto na Marinha inscreve para 80 vagas de ingresso no Quadro Técnico de Praças da Armada do Corpo de Praças da Armada (CP-QTPA). Concurso destina-se a preparar e capacitar os candidatos aprovados, dentro do número de vagas, para atuarem na operação e manutenção de submarinos.

Poderão se inscrever no concurso candidatos que tenham conclusão de cursos técnicos de nível médio nas respectivas áreas dos cargos. Oportunidades são para áreas técnicas de Eletroeletrônica (35 vagas) e Mecânica (45 vagas), para áreas de Técnico em Automação Industrial, Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eletrotécnica Naval, Técnico em Mecatrônica, Técnico em Manutenção Automotiva, Técnico em Mecânica, Técnico em Mecânica Naval, Técnico em Mecatrônica, Técnico em Refrigeração e Climatização, Técnico em Manutenção de Máquinas Pesadas e Técnico em Mecânica da Precisão.

As inscrições vão até o dia 04 de outubro de 2013, através dos sites www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br.

O concurso será composto de prova escrita de conhecimentos profissionais e redação, teste de aptidão física (TAF) e inspeção de saúde (IS). As provas objetivas serão realizadas nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, São Pedro da Aldeia-RJ, Vila Velha-ES, Salvador-BA, Natal-RN, Olinda-PE, Fortaleza-CE, Belém PA, São Luis-MA, Rio Grande-RS, Porto Alegre-RS, Florianópolis-SC, Ladário-MS, Brasília-DF, São Paulo-SP, Manaus-AM e Santos-SP, em dia, local e horários a serem oportunamente divulgados. A divulgação dos candidatos aprovados nas provas escritas e convocação para realização das demais etapas ocorrerá a partir do dia 3 de janeiro de 2014.

A inspeção de saúde ocorrerá entre os dias 8 e 31 de janeiro; e o teste de aptidão física está previsto para ser aplicado entre 20 de janeiro e 7 de fevereiro de 2014. Já o início do curso de formação dos aprovados em todas as etapas dentro do número de vagas ofertadas está previsto para 14 de abril de 2014.
Confira o edital completo

Aeronáutica abre 170 vagas no ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) inscreve até o dia 15 de setembro para processo seletivo-vestibular que convocará 170 profissionais para ingresso no curso de graduação em Engenharia do ITA, com início previsto para fevereiro de 2014. Os candidatos ao ITA poderão optar pela inclusão no quadro de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (QOEng).

Poderão se inscrever candidatos portadores de certificado de conclusão do Ensino Médio (ou curso equivalente) ou por aqueles que comprovarem a conclusão do Ensino Médio (ou curso equivalente) até 31 de dezembro de 2013. O Comando da Aeronáutica concede aos alunos do ITA bolsa de estudo que compreende ensino e alimentação. O ITA localiza-se em São José dos Campos, no interior de São Paulo, a 85 km da capital e a 320 km do Rio de Janeiro.

O curso de Graduação em Engenharia no ITA tem a duração de 5 anos, dos quais os 2 primeiros anos constituem o Curso Fundamental, comum a todos os alunos, e os 3 últimos correspondem aos Cursos Profissionais, específicos para cada especialidade de Engenharia, que pode ser Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 22 de setembro de 2013, no endereço eletrônico www.ita.br/vestibular, e a taxa de participação é de R$ 120,00.

O Curso de Graduação em Engenharia do ITA é composto de exame de escolaridade e exame médico. O exame de escolaridade compreenderá prova sobre conhecimentos de física, inglês, matemática, português e química.

As provas serão realizadas nos dias 10, 11, 12 e 13 de dezembro de 2013, nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo, Teresina e Vitória. Os endereços serão publicados no endereço eletrônico www.ita.br/vestibular, a partir do dia 19 de novembro de 2013.

O concurso de admissão terá validade apenas para a matrícula no ITA, no início do primeiro período letivo do ano de 2014. Veja edital...

Exército inscreve para 400 vagas em Colégios Militares

O Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX) divulgou edital para admissão de candidatos em colégios militares do exército. São 340 vagas para ingresso no 6º ano do ensino fundamental e 60 vagas para o ingresso no 1º ano do ensino médio.

As vagas são para ingresso nos Colégios Militares localizados nas cidades de Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Fortaleza-CE, Manaus-AM, Brasília-DF, Belo Horizonte-MG, Salvador-BA, Recife-PE, Curitiba-PR, Juiz de Fora-MG, Campo Grande-MS e Santa Maria-RS.

As inscrições estarão abertas até 12 de setembro de 2013, nos respectivos colégios militares citados acima, em endereços constantes no edital, em anexo. A taxa de inscrição está fixada em R$ 80,00.

Para se inscrever no concurso é necessário:
- Ter concluído ou estar cursando:
a) O 5º ano do Ensino Fundamental (5º ano/EF), para candidatos ao ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental (6º ano/EF);
b) O 9º ano do Ensino Fundamental (9º ano/EF), para candidatos ao ingresso no 1º ano do Ensino Médio (1ºano/EM);
- Estar enquadrado nos seguintes limites de idade:
a) Para 6º ano/EF completar 10 anos até 31 de dezembro de 2014 ou ter menos de 13 anos em 1º de janeiro de 2014.
b) Para o 1º ano/EM completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula ou ter menos de 18 anos em 1º de janeiro de 2014.

As avaliações para seleção dos candidatos inscritos constarão de exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os inscritos, e inspeção de saúde, de caráter eliminatório. As provas objetivas serão compostas de 2 exames distintos, sendo o primeiro em 07 e 08 de outubro de 2013, nos colégios militares de lotação dos candidatos, sobre conhecimentos matemáticos; e o segundo em 5 de dezembro de 2013, por intelectualidades em português e redação.

Vagas por Colégios Militares
- Brasília (CMB): 30 vagas para ingresso no sexto ano do ensino fundamental e 05 vagas para o primeiro ano do ensino médio;
- Belo Horizonte (CMBH): 25 vagas para ingresso no sexto ano do ensino fundamental e 10 vagas para o primeiro ano do ensino médio;
- Curitiba (CMC): 25 vagas para ingresso no sexto ano do ensino fundamental;
- Campo Grande (CMCG): 15 vagas para ingresso no sexto ano do ensino fundamental;
- Fortaleza (CMF): 40 vagas para ingresso no sexto ano do ensino fundamental e 15 vagas para o primeiro ano do ensino médio;
- Juiz de Fora (CMJF): 35 vagas para ingresso no sexto ano do ensino fundamental;
- Manaus (CMM): 25 vagas para ingresso no sexto ano do ensino fundamental e 20 vagas para o primeiro ano do ensino médio;
- Porto Alegre (CMPA): 40 vagas para ingresso no sexto ano do ensino fundamental;
- Recife (CMR): 25 vagas para ingresso no sexto ano do ensino fundamental;
- Rio de Janeiro (CMRJ): 45 vagas para ingresso no sexto ano do ensino fundamental e 10 vagas para o primeiro ano do ensino médio;
- Salvador (CMS): 30 vagas para ingresso no sexto ano do ensino fundamental;
- Santa Maria (CMSM): 25 vagas para ingresso no sexto ano do ensino fundamental;

As notas finais das provas sairão no dia 23 de dezembro, com publicação dos aprovados até 28 de março de 2014. Para maiores informações, confira o edital no quadro acima à esquerda. Veja o manual do candidato