Já autorizado pelo Governador do Estado, concurso público da Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (Susepe-RS) deve ter edital em breve. O certame será organizado pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) e deverá ofertar 336 vagas na função de Agente Penitenciário. Estimativa era da abertura de 1.400 vagas no cargo, já que desde 2006 não há seleção para a atividade-fim.

O cargo de Agente Penitenciário exigiu no último concurso idade entre 21 e 35 anos e formação de nível médio completo. A remuneração dos aprovados deve ser de R$ 2,5 mil aproximadamente - Veja nota da FDRH.

Concurso que ocorreu em 2006 ofertou 400 vagas para Agente Penitenciário, cargo com jornada de trabalho de 40 horas semanais em regime de plantões de 12h por 24h e de 12h por 36h. A prova objetiva ocorreu nas cidades de Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, Santana do Livramento e Santo Ângelo. Aprovados na prova escrita foram submetidos ainda a exame de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação profissional.

AGENTE PENITENCIÁRIO

O Agente Penitenciário deve cuidar da disciplina e segurança dos presos; fazer rondas periódicas; fiscalizar o trabalho e o comportamento da população carcerária, observando os regulamentos e normas próprias; providenciar a assistência aos presos; informar as autoridades competentes sobre as ocorrências surgidas no seu período de trabalho; verificar as condições de segurança física do estabelecimento; verificar as condições de limpeza e higiene das celas e instalações sanitárias de uso dos presos; conduzir viaturas de transporte de presos, quando habilitados para tal; operar sistemas de rádio comunicação na área da SUSEPE, entre outras atribuições.

Fonte:FDRH