A Força Aérea Brasileira (FAB) vai abrir em março as inscrições do processo seletivo de nível médio para o preenchimento de 21 vagas na atividade de controlador de tráfego aéreo de torre de controle de aeródromos (TWR). O aviso de Convocaçao foi publicado no Diário Oficial da União, no Boletim do Comando da Aeronáutica e no site da Força Aérea Brasileira (FAB). O objetivo do certame é atrair voluntários para prestação do Serviço Militar Temporário (até 8 anos), devidamente habilitados. As inscrições podem ser realizadas de 05 a 23 de março pela internet, no site - www.fab.mil.br.

Para concorrer, o candidato deverá ser brasileiro, não ter completado 45 anos até 31 de dezembro de 2018; ter concluído com aproveitamento o ensino médio até a data inicial do período de inscrição; e ter formação técnica em informática, computação gráfica, informática para internet ou rede de computadores, com certificado expedido por instituição credenciada pelo Conselho Nacional de Educação, com carga horária mínima de 1.000 horas. A remuneração não foi informada no edital.

As vagas são para os Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) de Manaus (AM), Belém (PA), São Luís (MA) e Confins (MG).

Aeronáutica tem concurso aberto com 227 vagas de nível médio

Provas

A seleção compreenderá avaliação curricular realizada pela Diretoria de Administração do Pessoal (DIRAP). Em seguida, os candidatos passarão por avaliação da produção oral em língua inglesa realizada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Os convocados serão classificados no quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe (QSCon), com previsão inicial para incorporação em 14 de maio de 2018.

A capacitação inclui adaptação à atividade militar e o curso de controlador de tráfego aéreo no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), para adaptação à atividade funcional.

O prazo de validade da Seleção e Incorporação de Profissionais é de vinte dias corridos após a data prevista para a incorporação. Veja o edital:

Anexo: Edital FAB 2018 - Controlador de Tráfego Aéreo