A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) de Minas Gerais e a Fundação João Pinheiro anunciaram o novo concurso público para ingresso de estudantes em 40 vagas de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), nível I, Grau A. O cargo faz parte do curso de graduação em Administração Pública (Csap), ministrado pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro.

A remuneração do cargo de EPPGG, nível 1, grau A, corresponde a até R$ 5.100,00, considerando o vencimento básico acrescido de 100% da Gratificação de Desempenho e Produtividade Individual e Institucional (GDPI). Dentre as atividades do profissional estão a formulação, a supervisão e a avaliação de políticas públicas; e o exercício de atividades relacionadas às áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade, modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial.

As inscrições acontecem entre os dias 20 de junho e 20 de julho de 2018, pelo site da Fundação Cefet Minas: www.gestaoconcursos.fundacaocefetminas.org.br. A taxa de participação é de R$ 60,00, com isenção para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico). Os candidatos devem ainda estar inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, que tem prazo aberto entre os dias 7 e 18 de maio.

O concurso será composto de duas etapas de avaliação, a primeira será a prova do Enem e a segunda será o curso de graduação.

Como em 2017, a aplicação das provas do Enem acontecerá em dois domingos consecutivos, dias 4 e 11 de novembro. A abertura dos portões será realizada às 12h, com fechamento às 13h, seguindo o horário de Brasília-DF. O início das provas acontece às 13h30min e serão 5 horas e 30 minutos de prova no primeiro dia - que inclui a redação - mais 5 horas no segundo dia. 

Serão aplicadas quatro provas objetivas com 45 questões cada, mais redação em língua portuguesa. A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias terá questões de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação, mais redação de tema da atualidade; a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias terá questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia; a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias terá questões de Química, Física e Biologia; por fim, a prova de Matemática e suas Tecnologias terá questões de Matemática. 

O curso de gradução terá duração de quatro a cinco anos, com carga horária de 3.265 horas, sendo ministrado em tempo integral e tendo frequência mínima de 75%. O concurso terá validade de dois anos, prazo em que deve acontecer a concretização do ato de nomeação dos candidatos aprovados nas duas etapas.