Saíram os gabaritos. A Brigada Militar do estado do Rio Grande do Sul divulgou as respostas das provas aplicadas no domingo para concurso público que tem 4.550 vagas para Soldado de Polícia Ostensiva da Brigada e também como Praça Bombeiro Militar de 1ª Classe QPM-1 e QPBM. São 42 mil candidatos na disputa pelas vagas.

Os candidatos realizaram a etapa nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e São Leopoldo, envolvendo 50 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Direitos Humanos e Cidadania, Legislação Específica, Conhecimentos Gerais e Informática.

Gabaritos

Os gabaritos preliminares das provas foram divulgados nesta manhã (19) no Diário Oficial e podem ser conferidos aqui no site. Veja:

Gabaritos das provas Soldado Brigada Militar-RS 2017

Gabaritos das provas Soldado Bombeiro-RS 2017

As respostas serão publicadas também no decorrer do dia pelo site da Fundatec - www.fundatec.org.br/portal/concursos. O prazo para interposição de recursos ficará aberto entre os dias 20 e 22/12 e os candidatos interessados deverão acessar o formulário próprio disponível no site do concurso para o envio das solitações.

A divulgação do resultado preliminar da etapa objetiva está prevista para o dia 17 de janeiro de 2018. Para obter a aprovação na etapa objetiva, o candidato deverá alcançar 50 pontos, sem zerar nenhuma área de conhecimento. Veja mais no edital da Brigada e no edital dos Bombeiros.

Os aprovados continuarão sendo avaliados em etapas de exame de saúde; exame de capacitação física, incluindo teste específico de aptidão para Bombeiro; e exame psicológico composto por duas etapas obrigatórias, sendo testagem coletiva e entrevista individual. O resultado final da etapa objetiva sai em 30 de janeiro e as demais fases serão realizadas em datas divulgadas posteriormente.

A validade do concurso para as nomeações dos aprovados será de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.

Concorrência - São 4.100 vagas para Praça de Polícia Ostensiva da Brigada, com 35.585 candidatos. Já para Praça de Bombeiro Militar são 450 vagas e 6.935 inscritos. Os cargos exigem escolaridade média, idade entre 18 e 25 anos (até o último dia de inscrições no concurso), estatura mínima de 1,60m para mulheres e de 1,65m para homens, carteira de habilitação de categoria mínima B e não ter antecedentes criminais. O salário inicial dos contratados será de R$ 3.760,54.