A Polícia Militar do estado de São Paulo divulgou nesta manhã os gabaritos preliminares das provas objetivas realizadas no último domingo, 5 de julho, do concurso público realizado pelo órgão, destinado à seleção de 2.000 candidatos para o cargo de Soldado PM de 2ª Classe para o Quadro de Praças masculino e feminino. Foram cerca de 60 mil inscritos no certame.

27/04/2015
22/05/2015
05/07/2015
R$ 2.901,03
2.000
Anexos

Os gabaritos preliminares saíram nesta terça-feira pelo Diário Oficial do Estado - veja os gabaritos - e serão publicados no site da Fundação VUNESP até o fim do dia juntamente com a prova aplicada. A partir dessa publicação abre-se o prazo para recursos.

O concurso prevê diversas etapas de avaliação, começando pela prova escrita, aplicada no domingo (5), que discorreu sobre os conteúdos programáticos de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais sobre história geral, história do Brasil, geografia, atualidades, noções básicas de informática e noções de administração pública, e prova de redação, em que o candidato  deveria produzir um texto dissertativo sob norma-padrão da língua portuguesa, a partir da leitura de textos auxiliares, que servem como um referencial para ampliar os argumentos produzidos pelo próprio candidato.

As provas ocorreram nos municípios de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Para tomar posse no cargo, candidato deve ter ensino médio completo, idade mínima de 18 e máxima de 30 anos, além de ter, no mínimo, descalço e descoberto, 1,65m de altura se homem e 1,60m de altura se mulher, e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, categoria "B". O salário inicial do cargo de Soldado PM de 2ª Classe é de R$ 2.901,03. Veja o edital.

Quando aprovados e empossados, os nomeados terão que passar, ainda, por estágio probatório, que se estende pelo período de dois anos de efetivo exercício, e tem início com a matrícula no Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública na graduação de Soldado PM de 2ª Classe. Após o curso, se finalizado com aproveitamento, o Soldado PM de 2ª Classe iniciará o estágio administrativo operacional, até ser enquadrado como Soldado PM de 1ª Classe.

Após as duas primeiras etapas, os candidatos também serão submetidos à prova de condicionamento físico; exames de saúde; exames psicológicos; investigação social; e análise de documentos e títulos.

O concurso público terá validade de 90 dias, a contar da data de sua homologação e poderá, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.

As atribuições do cargo envolvem policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas formas de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, integridade física e da dignidade da pessoa humana.

Anexos