A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG) aplicou no domingo as provas objetivas do grande concurso público que vai preencher 100 vagas em diversos cargos do órgão. Os gabaritos preliminares, previstos para divulgação na segunda-feira, foram liberados agora a pouco pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Fadecit, que coordena a seleção.

As provas objetivas foram aplicadas nas cidades Belo Horizonte, Alfenas, Curvelo, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba e Viçosa. A etapa teve 50 questões para os cargos de Nível Médio e 60 para funções de Nível Superior sobre conteúdos de Português, Matemática, Raciocínio Lógico, Informática e conhecimentos específicos, valendo um ponto cada questão. Para ser aprovado na etapa, o candidato deverá ter mais de 50% dos pontos possíveis em cada uma das disciplinasdisciplina (P1 a P5); mais de 60% do total de pontos da prova, e não zerar qualquer uma das disciplinas. O edital cita ainda que caso mais de 60% das questões da prova sejam anuladas, uma nova prova será aplicada.

Gabaritos

Os gabaritos preliminares oficiais das provas saíram nesta terça-feira, 25 - veja os gabaritos.

Os cadernos de prova de cada cargo podem ser consultados também pelo site da organizadora, em: www.gestaoconcurso.com.br.

São 62.377 candidatos inscritos no concurso, sendo a maioria (39.192) apenas para o cargo de Assistente Administrativo - 9.080 destes para a região de Montes Claros e 8.752 que tentam lotação na cidade de Belo Horizonte-MG - veja a concorrência.

Do concurso

A EMATER abriu concurso para preencher 100 vagas em vários cargos de níveis médio e superior de Assistente Administrativo II (22), Auxiliar Técnico - Suporte em Informática (1), Produtor de VT e Audiovisuais (1), Extensionista Agropecuário I (21), Extensionista Agropecuário II com formação em Engenharia Agronômica (20), Medicina Veterinária (3) e Zootecnista (2), Extensionista de Bem Estar Social II (9), Assistente Técnico I com formação em Administrador de Empresas (1), Arquitetura e Urbanismo (1), Ciências Contábeis (5), Ciência e Tecnologia de Laticínios (1), Comunicação Social (1), Designer Gráfico (1), Engenharia de Alimentos (1), Engenharia de Produção (1), Geografia (1) e Psicologia (1), Auditor (2), Analista de Sistemas I (2) e Assessor Jurídico (3).

Os salários variam entre R$ 2.479,07 e R$ 6.032,95, mais benefícios como plano de saúde em regime de coparticipação, plano odontológico, previdência privada em regime de coparticipação, seguro de vida em grupo e vale alimentação/ refeição.

O prazo de validade do concurso para nomeação dos aprovados será de dois anos, contados da data de publicação do ato de homologação, prorrogável uma vez por igual período, a critério da EMATER-MG.