O Instituto de Previdência e Assistência do Município de Belém-PA (Ipamb) realizou no domingo, 25, as provas do concurso público que vai preencher 85 vagas no órgão. A divulgação do gabarito preliminar aconteceu ainda neste domingo, logo após a realização.

Os gabaritos provisórios podem ser consultados pelo site da banca AOCP: www.aocp.com.br e o prazo de recursos será de dois úteis, com possibilidade de interposição contra a prova objetiva, a prova discursiva e o gabarito preliminar. Os interessados deverão protocolar o seu pedido em formulário próprio no site da banca.

Os candidatos passaram por prova objetiva com questões de Língua Portuguesa, Atualidades, Legislação, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos. Para cargos de nível superior houve ainda aplicação de prova discursiva e está prevista a etapa de títulos, que terá convocações realizadas posteriormente. Os candidatos deverão encaminhar sua documentação de títulos para o endereço da AOCP Concursos Públicos, Caixa Postal, 131, Maringá-PR, CEP 87.001-970.

A pontuação necessária para aprovação na prova objetiva pode ser conferida no edital de abertura do concurso.

O concurso terá validade de um ano a partir de sua homologação de resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. Apesar da extinção do Ipamb - aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores em Belém em 24 de maio - e criação do Instituto de Assistência a Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (Iasb) e do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) como autarquias substitutas, o concurso prossegue normalmente. Após a homologação do resultado do concurso do Ipamb, os aprovados e convocados serão lotados nas outras duas autarquias, seguindo o quadro de cargos previsto em Lei. 

Concorrência - Mais de 14 mil candidatos se inscreveram para disputar as vagas como Auxiliar de Administração/Assistência, Auxiliar de Administração/Previdência, Auxiliar de Saúde Bucal, Assistente de Administração/Assistência, Assistente de Administração/Previdência, Técnico Previdenciário, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Assistente Social, Contador, Controlador Interno/Administração, Médico nas áreas de Alergologia, Angiologia, Cardiologia, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Ginecologia/Obstetrícia, Medicina do Trabalho, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Perícia Médica, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia com curso de Ultrassonografia, Reumatologia, Especialistas em Urgência e Emergência - Adulto, Urgência e Emergência Infantil, Odontólogo, Odontólogo Especialista em Endodontia Psicólogo, Técnico em Gestão de Arquivos, Técnico em Gestão de Informática, Técnico em Gestão com Pessoas e Técnico Programador de Computador.

Os salários iniciais oferecidos nas funções variam entre R$ 945,60 e R$ 2.755,28.