A Secretaria de Educação do estado de Minas Gerais (SEE-MG) aplicou no domingo as provas do grande concurso público que tem mais de 16 mil vagas para Professores e Especialistas em Educação. Foram registrados 178 mil candidatos interessados nas vagas, que já podem cosnsultar os gabaritos preliminares das provas para conferência do desempenho.

26/02/2018
08/03/2018
08/04/2018
R$ 2.135,64
16.700
10/04/2018
Anexos

As provas objetivas tiveram 30 questões de Conhecimentos Gerais (10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática, 10 de Conhecimentos Didáticos Pedagógicos) e 30 de Conhecimentos Específicos. A exigência para aprovação será de 50% de acertos em cada área de conhecimento, sem zerar nenhuma das disciplinas.

A aplicação das provas está sendo investigada, após problemas encontrados no decorrer da realização. Candidatos presentes reclamaram de atraso no início das provas em alguns locais. Por meio de nota, a assessoria da Fumarc se pronunciou. Veja:

"A Fundação Mariana Resende Costa esclarece que o concurso da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, realizado no dia 8 de abril, enfrentou um problema de logística, o que causou o prolongamento do horário de início das provas em 60 minutos. O material de apoio aos fiscais, com a lista de presença dos candidatos, que seria destinado a quatro escolas de Belo Horizonte, foi embarcado em veículo da Fumarc com outra rota de distribuição. Com isso, o veículo da Fumarc teve que retornar ao ponto de origem para a destinação correta do material de apoio.

Para garantir aos candidatos as mesmas condições na realização das provas, o início do concurso, em todas as regiões, ocorreu quando as quatro escolas receberam o material de apoio. Também com o objetivo de respeitar o intervalo entre as provas da manhã e tarde, considerando que muitos candidatos participariam dos dois concursos, o início das provas, neste segundo turno, também foi prolongado. A Fumarc, com 40 anos de experiência na realização de concursos públicos e privados, está apurando os fatos envolvendo este concurso".

Gabaritos

Os gabaritos preliminares foram divulgados pela Fumarc - www.fumarc.com.br - nesta terça-feira (10). O site da organizadora apresenta certa instabilidade devido ao grande número de requisições momentâneas e vem caindo com frequência. O Ache Concursos teve acesso aos gabaritos, confira:

Gabarito concurso SEE-MG - Provas Tipo 1

Gabarito concurso SEE-MG - Provas Tipo 2

Gabarito concurso SEE-MG - Provas Tipo 3

O prazo de interposição de recursos será de dois dias úteis e o envio dos pedidos será feito apenas no site do certame.

A próxima etapa será a prova de titulação, de caráter apenas classificatório, que teve entrega de documentação no dia da prova objetiva. Serão pontuados especialização, mestrado, doutorado e experiência profissional no cargo.

A validade do certame será de dois anos a partir da homologação de resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. Veja mais no edital de abertura do concurso.

Concorrência

São 178.083 candidatos no total. A oferta é de vagas para Especialista em Educação Básica e Professor nas áreas de Artes, Biologia/Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna/Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia. As remunerações são de R$ 2.135,64 por jornada de 24 horas semanais.

Os aprovados serão lotados em uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino, que têm sede nas cidades de Almenara, Araçuai, Barbacena, Campo Belo, Carangola, Caratinga, Caxambu, Conselheiro Lafaiete, Coronel Fabriciano, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Guanhães, Itajubá, Ituiutaba, Janaúba, Januária, Juiz de Fora, Leopoldina, Manhuaçu, Monte Carmelo, Montes Claros, Muriaé, Nova Era, Ouro Preto, Pará de Minas, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Patrocínio, Pirapora, Poços de Caldas, Ponte Nova, Pouso Alegre, São João Del Rei, São Sebastião do Paraíso, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Unaí e Varginha.

Anexos