O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira, 14, os gabaritos das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com 6,7 milhões de inscrições confirmadas, essa edição do Enem é a menos concorrida desde 2012, que teve 5,7 milhões de candidatos - veja os gabaritos.

A divulgação do gabarito pode ser acompanhada também pelo site do INEP - enem.inep.gov.br e pelo aplicativo oficial do exame.

A correção das provas é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. O Boletim de Desempenho deverá ser disponibilizado aos participantes em 19 de janeiro de 2018. Os resultados individuais serão publicados em data a ser divulgada posteriormente no site  enem.inep.gov.br/participante e também no aplicativo do Enem.

Neste ano, as provas do Enem foram, pela primeira vez, divididas entre dois domingos. No dia 5 de novembro, foram aplicadas 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências da Humanas e suas Tecnologias; mais a redação, que deve ter pelo menos oito linhas seguindo o tema proposto, na forma de texto dissertativo-argumentativo e respeitando os direitos humanos. Os candidatos dispuseram de 5 horas e 30 minutos para a realização do exame.

No dia 12/11, serão aplicadas as 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de prova de 4 horas e 30 minutos.

O Exame Nacional do Ensino Médio objetiva avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. Sua nota é utilizada como critério de acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino, e do Programa Universidade para Todos (Prouni), que serve para o ingresso com bolsa integral ou parcial em instituições irivadas. A participação na prova ainda é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou ingressar em cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Em 2017, o Enem deixa de certificar o ensino médio, função que retorna ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Veja o edital do exame e saiba mais.