Já podem ser consultados os gabaritos do ENEM 2018. O Ministério da Educação, por meio do INEP, informou que as respostas oficiais das provas estão disponíveis para consulta por meio do Portal do Inep e no aplicativo oficial do Enem. Os cadernos de prova aplicados também podem ser consultados - veja os gabaritos.

O participante poderá ter acesso aos seus resultados individuais apenas em janeiro de 2019, no dia 18, mediante inserção do número do CPF e da senha, no endereço do INEP ou no aplicativo oficial do Enem. A edição de 2018 registrou 5.513.718 de inscritos.

As provas do ENEM aconteceram em dois domingos consecutivos, dias 04 e 11 de novembro. A abertura dos portões ocorreu às 12h, com fechamento às 13h, seguindo o horário de Brasília-DF. O início das provas se deu às 13h30min e foram 5 horas e 30 minutos de prova no primeiro dia - que inclui a redação - e mais 5 horas no segundo domingo de avaliação.

Na edição de 2018, o tema da redação foi "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet". Os textos motivadores para desenvolver a redação envolveram reportagens publicadas nos sites 'El País', 'BBC' e 'Outras Palavras', além de um gráfico sobre o uso da internet no país.

Veja ainda: Concursos abertos no país têm 17.400 vagas em novembro

O Enem é hoje a principal porta de entrada no ensino superior do Brasil por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Além disso, o MEC utiliza as notas para distribuição de bolsas de estudo em universidades particulares pelo Prouni e para preencher vagas no Programa de Financiamento Estudantil (Fies). Lembrando que o ENEM não serve mais para ter o diploma de nível médio; esta certificação voltou a ser feita por meio da avaliação do Encceja.

Das provas

O ENEM 2018 terá quatro provas objetivas com 45 questões cada (180 no total), mais uma redação em língua portuguesa. A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e de Ciências Humanas (Filosofia, Sociologia, História e Geografia), mais a redação de tema da atualidade ocorreram no dia 04/11.

Já no segundo domingo, 11 de novembro, é a vez de Ciências da natureza (química, física e biologia), além de Matemática, com 5 horas de duração.

O participante poderá ter acesso aos seus resultados individuais do Enem em janeiro de 2019 (data ainda não informada), mediante inserção do número do CPF e da senha no endereço ou no aplicativo oficial do exame. O participante poderá ainda ter acesso à vista de sua prova de redação exclusivamente para fins pedagógicos, após a divulgação do resultado, em data a ser divulgada posteriormente. Os resultados individuais do Enem 2018 não serão divulgados por outros meios de publicação ou instrumentos similares que não os listados no edital.