A Polícia Civil do Estado do Paraná divulgou os gabaritos das provas objetiva e discursiva do concurso público que vai preencher 100 vagas na função de Escrivão de Polícia. São 30 vagas abertas para lotação em Curitiba, 20 para a Região Metropolitana e 50 para o Interior do Estado. O concurso registrou mais de 45 mil candidatos.

17/09/2018
09/10/2018
18/11/2018
R$ 5.752,41
100
26/11/2018
Anexos

A seleção teve prova objetiva aplicada nas cidades de Cascavel, Curitiba e Londrina com 30 questões de conhecimentos gerais (Língua Portuguesa, Informática, Raciocínio Lógico e Noções da estrutura do aparelho administrativo do Poder Executivo do Estado do Paraná) e 30 questões de conhecimentos específicos (Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Legislação Especial e Estatuto da Polícia Civil do Estado do Paraná), além da redação que deveria ter entre 15 e 25 linhas.

Cada uma das provas de conhecimentos gerais e específicos valerá 100 pontos com peso por questão variando conforme o conteúdo cobrado. Para ser aprovado na etapa, o candidato deverá acertar 15 questões de cada uma das provas. Veja mais sobre a pontuação das provas a partir da página 14 do edital.

Gabaritos

Os gabaritos já podem ser consultados pelo site da organizadora Cops/UEL - www.cops.uel.br.

O concurso terá ainda etapas de Exame de Investigação de Conduta; Exame de Higidez Física e Exame de Aptidão Física. Apenas serão convocados para o exame de higidez física os 1.000 primeiros candidatos aprovados e classificados, sendo 850 na ampla concorrência, 100 autodeclarados afrodescendentes e 50 pessoas com deficiência.

A Prova de Aptidão Física será registrada em vídeo e constará de testes de impulsão vertical; salto em extensão; flexão abdominal; escalada em rede; corrida de segmento; e corrida aeróbica.

O cargo exige diploma, devidamente registrado, de conclusão de qualquer curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC. O salário oferecido é de R$ 5.752,41 por jornada de trabalho de 40 horas por semana. Das 100 vagas abertas, 10% serão destinadas para candidatos negros e 5% ficam para as pessoas com deficiência.

A publicação do resultado final do concurso Público terá 3 listas, uma por região (Curitiba, Região Metropolitana de Curitiba e Interior do Estado), de acordo com a opção do candidato no ato de inscrição. A validade da seleção será de 2 anos, podendo ser prorrogada por igual período, a critério da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado do Paraná.

Anexos