Sai nesta quarta-feira o gabarito preliminar da prova objetiva do concurso para Juízes do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) vai divulgar as respostas até o fim do dia. 

O concurso tem 17 vagas para Juiz Substituto, uma delas reservada para pessoas com deficiência e três aos candidatos negros. O requisito é ter curso de bacharelado em Direito e três anos de atividade jurídica comprovada. O subsídio do cargo gira em torno de R$ 24 mil.

Segundo a assessoria do TJPR um total de 11.092 candidatos se inscreveram para a prova, um aumento de quase 44% em relação ao concurso anterior, realizado em 2017 e que teve 7.720 inscritos. Foram 5.609 são do sexo feminino e 5.483 do sexo masculino. Desse total, 1.621 candidatos não compareceram ao local da prova, o que representa uma abstenção de 14,61%.

O concurso terá ainda duas provas escritas (discursiva e prática de sentença), inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa, investigação social, exames de sanidade física e mental, exame psicotécnico, prova oral e avaliação de títulos. Serão classificados para a segunda etapa os 300 candidatos que obtiverem as maiores notas após o julgamento dos recursos contra os gabaritos oficiais preliminares.

Gabaritos

Os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva seletiva serão publicados no Diário da Justiça Eletrônico e pelos endereços eletrônicos http://www.cebraspe.unb.br/concursos/ e http://www.tjpr.jus.br, até o fim do dia 13 de março de 2019. Os resultados da primeira etapa saem no dia 23 de abril.

Para o presidente da Comissão do Concurso, Desembargador Espedito Reis do Amaral, "a primeira etapa transcorreu sem qualquer incidente e percebemos candidatos de todos os estados brasileiros, o que confirma a tradição acolhedora do Paraná".

A próxima etapa de provas está prevista para maio - veja o edital de abertura do concurso.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, contados da data de homologação do resultado final do concurso, prorrogável, por igual período, a critério do Órgão Especial do TJPR.