O governo estadual de São Paulo anunciou que realizará novos concursos e seleções em cargos estaduais no decorrer do ano. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e o Instituto Adolfo Lutz terão 39 vagas para recrutar novos servidores.

A Secretaria de Administração Penitenciária abrirá 23 vagas, sendo 12 no cargo de Enfermeiro, 8 para Cirurgião Dentista e 3 como Agente Técnico de Assistência à Saúde (Assistente Social). O último concurso da SAP aconteceu em 2015, sob organização da Vunesp, e abriu 1.593 vagas no cargo de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária, registrando 38.336 inscritos.

O Instituto Adolfo Lutz, que atua na promoção da saúde, abrirá processo seletivo com 16 vagas lotadas em laboratórios regionais e no Núcleo de Transmissão Vetorial do Centro de Virologia do Instituto. O Instituto lidera as ações de vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental em São Paulo e atua ainda desenvolvendo projetos científicos multidisciplinares, com colaboração internacional, nas áreas de Ciências Biomédicas, Bromatológicas e Químicas. O Instituto tem um laboratório central e 12 laboratórios regionais em municípios do estado e é credenciado pelo Ministério da Saúde.

A seleção teve despacho publicado no Diário Oficial em 10 de janeiro - Veja as autorizações. Serão 16 vagas como Agente Técnico de Assistência à Saúde - Biomédico, com lotação prevista para os laboratórios de Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, São José do Rio Preto e Sorocaba. 

O despacho prevê ainda a contratação de sete profissionais para Técnico de Laboratório, três para Auxiliar de Laboratório e um para Agente Técnico de Assistência à Saúde - Biomédico. As vagas serão lotadas no Centro de Virologia e são reservadas a candidatos aprovados em seleções anteriores que ainda têm validade. O Centro de Virologia do Instituto Adolfo Lutz foi instituído no início da década de 60 e é um Centro Colaborador na área de Virologia e Riquétsias junto à Organização Pan Americana de Saúde (Opas) e à Organização Mundial de Saúde (OMS); integra a Rede de Referências, Nacional e Regional coordenada pelo Ministério da Saúde e a Rede de Referências Estaduais da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Todos os contratos no Instituto serão temporários e terão duração máxima de 12 meses. Já na SAP-SP serão efetivos e regidos pelo regime estatutário. O acréscimo de profissionais representa crescimento de 50% da equipe do Núcleo de Transmissão Vetorial, que conta atualmente com 20 servidores.

O último certame aberto pelo Instituto foi o concurso público realizado em julho de 2015. Na ocasião, foram abertas duas vagas como Médico Veterinário. O concurso terá aplicação de prova objetiva, prova prática e avaliação de títulos. Os candidatos passaram por prova objetiva e prova prática, que foi realizada no Laboratório de Controle situado na área de Criação do Núcleo de Biotério do Instituto Adolfo Lutz na cidade de São Paulo.