O governo do estado do Amapá anunciou que vai realizar três novos concursos públicos em breve. As vagas serão para candidatos de níveis médio e superior na Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria), no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e no Grupo Gestão.

A realização dos concursos faz parte de um programa para diminuir o número de servidores vinculados ao quadro funcional do Estado por meio de contratos administrativos, que atualmente é de cerca de 4 mil. O governo do estado planeja ainda concursos para as áreas da educação e da saúde, mas que devem ficar para 2019.

As comissões para a realização dos certames já estão formadas, sendo compostas por servidores estaduais das secretarias de Administração (Sead), Planejamento (Seplan), Fazenda (Sefaz), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Fcria e Iapen. As comissões deverão mapear as necessidades de cada órgão e estabelecer as regras para a contratação das bancas responsáveis pela divulgação dos editais e organização dos certames.

A Fcria tem por finalidade coordenar e executar a política de promoção, garantia e defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes em situação de risco pessoal e social; e de adolescentes autores de ato infracional no cumprimento de medidas cautelar e sócio-educativas. A fundação realizou seu último processo seletivo em 2017, com 100 vagas temporárias nas funções de Assistente Social, Arte-educador, Pedagogo, Psicólogo, Educador Social e Monitor Socioeducativo. A seleção teve apenas análise curricular.

O Iapen é o órgão executor das políticas penitenciárias do estado do Amapá, destinado a custódia e encarceramento de presos provisórios e definitivos, assim como a limitação cautelar de prisão civil. O objetivo principal da instituição é ressocializar o indivíduo que afronte a lei penal e ainda cumprir os consecutores da lei de execução penal, assegurando ao reeducando o integral cumprimento de sua pena. E assegurando os direitos dos custodiados, preservando a dignidade dos sentenciados homens e mulheres. 

O Grupo Gestão é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Administração (Sead), que foi criada com o objetivo de formular políticas e diretrizes que envolvam recursos humanos, material, patrimônio, serviços gerais, transportes oficiais e comunicação administrativa, executar, coordenar, avaliar e controlar contratações corporativas de obras, bens e serviços,apoiar e supervisionar as atividades desenvolvidas por suas entidades vinculadas, executar as atividades de imprensa oficial e exercer outras atribuições correlatas, na forma de regulamento.

Com informações do Governo do Estado do Amapá