O estado do Amazonas terá novos concursos públicos na área da segurança pública em 2018. O anúncio foi feito pelo vice-governador e pelo Secretário de Segurança Pública do estado, Bosco Saraiva.

Saraiva se reuniu com o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) para falar sobre o pacote de melhorias na segurança pública anunciado pelo governador, Amazonino Mendes. A PM deverá levantar a vacância de cargos para a realização de um concurso para a corporação. "A equipe técnica da Polícia Militar está finalizando a análise das necessidades e vamos deixar no formato para a realização do concurso público que vai recompor os quadros na capital e interior", afirmou o vice-governador e secretário.

Além da realização do concurso da Polícia Militar, a PM deve elaborar cronograma para o pagamento de auxílio fardamento, em dinheiro, no contracheque dos policiais militares. 

Outra medida de segurança relativa à PM-AM será a qualificação de 3 mil policiais em cursos de formação visando a progressão de carreira e promoção salarial. Duas turmas de formação para cabos e sargentos começam as aulas no próximo mês e a medida também inclui um curso de especialização para Oficiais, que ocorrerá em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Outro certame será realizado com o objetivo de reforçar o efetivo da Polícia Civil do estado (PC-AM). O concurso foi anunciado por Saraiva em encontro com o delegado-geral da PC, Mariolino Brito, que tratou ainda sobre a implantação de um plano de revitalização dos Distritos Integrados de Polícia e a ampliação do número de delegacias funcionando 24 horas por dia na capital do estado, Manaus.

Último - O último concurso realizado pela PM-AM aconteceu em 2011 e abriu 2.473 vagas. A função de Oficial Combatente teve 405 vagas para ingresso no curso de formação regular e intensivo, com requisito de escolaridade média. Para Soldado foram 2.000 vagas para candidatos de escolaridade média, idade entre 18 e 28 anos e carteira de habilitação. Foram abertas ainda 39 vagas para Oficiais de Saúde, com oportunidades para Médico de várias especialidades, Odontólogo, Veterinário, Farmacêutico-Bioquímico, Enfermeiro, Psicólogo e Fisioterapeuta. Por fim, 29 vagas para Praças Especialistas foram abertas para as áreas de Enfermagem, Odontologia, Veterinária e Músico Instrumentista - Clarinete, Saxofone Tenor, Trombone Tenor, Trompa F e Corneta. Veja os editais.

Com informações do Governo do Estado do Amazonas