O Ministério do Planejamento divulgou na última quinta-feira, 19 de outubro, dados que mostram uma redução de mais de 4 mil servidores no quadro geral do poder executivo federal. Os números são do Painel Estatístico de Pessoal do MPDG, na comparação entre os ingressos por meio de  concursos e as aposentadorias no serviço público, entre janeiro a setembro de 2017.

O secretário de Gestão de Pessoas do Planejamento, Augusto Chiba, citou que essa diminuição de servidores vai continuar em 2018. "Esta informação demonstra o esforço do governo em modernizar a gestão com o uso intensivo de tecnologia, além do controle de despesas de pessoal. Enquanto ingressaram no serviço público 14.934 pessoas, se aposentaram 19.226 servidores", disse.

Os dados divulgados no PEP são atualizados mensalmente pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP). Segundo as informações de setembro de 2017, trabalham no Executivo Federal 634.904 pessoas, com uma despesa total de R$ 7,9 bilhões. Estes números englobam os servidores civis ativos.

Veja ainda: Agência Brasileira de Inteligência e AGU terão concursos para 400 vagas em 2018

O PEP foi lançado em junho deste ano com o objetivo de ampliar a transparência ativa e simplificar o acesso às informações estatísticas da gestão de pessoas do governo federal. O sistema permite ao usuário, ainda, o cruzamento de dados e diferentes análises. O painel concentra informações sobre despesas, servidores, remuneração, concursos, cargos e funções e aposentadorias. Saiba mais em: https://www.pep.planejamento.gov.br/

Com informações do portal do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão