O Governo Estadual do Rio Grande do Sul prepara grandes concursos para a área da segurança pública. As vagas abertas serão para ingresso na Brigada Militar, Polícia Civil e no Corpo de Bombeiros. O Governador do estado, José Ivo Sartori, fez o anúncio das seleções nesta terça-feira, 04 de julho.

A previsão é da abertura de 4.100 vagas para Soldados da Brigada Militar, 200 vagas para Oficial da Brigada, 450 vagas para Soldado do Corpo de Bombeiros, 50 para Oficiais do Corpo de Bombeiros, 1.200 vagas para Agente da Polícia Civil e 100 vagas para Delegado da Polícia Civil.

A publicaçação dos editais deve acontecer até o fim do ano. A avaliação dos candidatos começa ainda em 2017 e as posses estão previstas para começarem em 2018. Segundo Sartori, a demanda de profissionais abrange todas as regiões gaúchas, incluindo Porto Alegre, a região metropolitana e o interior.

A realização do concuro se deve à recente aprovação de um projeto pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O Projeto de Lei Complementar (PLC 243/2016) proíbe averbação da licença especial em dobro para policias militares. Sem a possibilidade do militar não tirar licenças para conseguir uma aposentadoria antecipada, o tempo de serviço da categoria aumenta em três anos.

Saiba mais - Polícia Civil/RS vai abrir 1.300 vagas para Agentes e Delegados

Brigada Militar terá 4.300 vagas para Soldados e Oficiais

Últimos

O último concurso da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul abriu 2 mil vagas para Soldado em 2014. Sob organização da Exatus, foram 1.600 para a Brigada Militar e 400 vagas para o CBM, com exigência de escolaridade média, idade entre 18 e 25 anos e estatura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens. A avaliação foi feita em etapas de exame intelectual de prova escrita, exame de saúde, exame de capacidade física e exame psicológico. Veja o edital

Já a Polícia Civil estadual teve seu último concurso em 2013. Foram abertas 700 vagas para Escrivão e Inspetor de Polícia, com organização da banca FDRH. Os candidatos foram avaliados em etapas de prova objetiva, prova de redação, prova de capacitação física, sindicância sobre a vida pregressa do candidato, exame de saúde, avaliação da aptidão psicológica e curso de formação profissional - confira o último edital.

Com informações do Governo do Estado do Rio Grande do Sul