O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre inscrições de novo processo seletivo em 2017. São 1.152 vagas temporárias para atuação como Recenseador visando à realização do Censo Agropecuário de 2017/2018. A nova seleção objetiva suprir vagas que remanesceram do edital 02/2017, seja por baixo número de inscrições ou esgotamento na lista de aprovados.

A escolaridade exigida para a função é de nível fundamental. O cargo tem salário calculado por produção, de acordo com o setor censitário, segundo taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, baseada no número de unidades de estabelecimentos agropecuários recenseados. A jornada de trabalho recomendável é de pelo menos 25 horas semanais, mais participação obrigatória em treinamento. 

Dentre as atividades do profissional, estão previstas: ter domínio dos conceitos e procedimentos definidos para a coleta de dados; reconhecer os limites e a área do setor censitário que lhe for designado, registrando as falhas ou inconsistências encontradas na descrição dos limites; apresentar-se ao informante com o crachá de identificação fornecido pelo IBGE e o documento de identidade citado no crachá; coletar as informações do Censo Agropecuário 2017 em todos os estabelecimentos agropecuários, retornar aos estabelecimentos para complementar as informações ou corrigir as falhas apontadas pelo supervisor, dentre outras.

As inscrições na nova seleção serão realizadas em postos de inscrição presenciais, listados no portal do IBGE, entre os dias 23 de outubro e 6 de novembro de 2017. Não há cobrança de taxa de participação.

A avaliação dos candidatos será feita por meio de prova de títulos, que valerá 10 pontos. Serão considerados a conclusão do ensino fundamental, a conclusão do ensino médio e conclusão ou curso superior incompleto para pontuação dos candidatos. O resultado da avaliação sairá em 9 de novembro, quando serão convocados para o treinamento os candidatos aprovados dentro do número de vagas oferecidas.

O treinamento terá duração de quatro dias, com oito horas diárias. Os contratos terão validade de 30 dias, com possibilidade de prorrogações pelo mesmo período, de acordo com a necessidade do trabalho ou disponibilidade de recursos orçamentários. Veja mais no edital IBGE 03/2017.