Saem nesta terça-feira, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado em 2014. O exame foi aplicado nos dias 8 e 9 de novembro para cerca de 6,3 milhões de candidatos inscritos. O certame foi dividido em 2 etapas como ocorre sempre, e teve prova objetiva sobre conhecimentos em ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática e prova de redação. A publicação dos resultados ocorrerá no período da noite, segundo o INEP.

Para ver as notas o candidato deve inserir o CPF e sua senha de acesso nos sites do INEP - enem.inep.gov.br ou http://sistemasespeciais.inep.gov.br/resultadosenem. Qualquer dúvida o candidato pode ligar para o telefone de auxílio do Enem: 0800 61 61 61.

Não existe nota mínima e nota máxima no Enem, pois a prova objetiva é corrigida com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI) que, além de levar em conta o número de acertos do participante, preza pelo grau de dificuldade da questão e controla os acertos casuais, popularmente conhecidos como "chutes". O método se aplica às quatro áreas de conhecimento do Exame. A única parte do teste que é corrigida com valor mínimo e máximo é a redação, que varia de 0 a 1000 pontos.

Isso acontece porque o exame dá pontos aos candidatos de acordo com uma escala. Ou seja, a nota do candidato não se trata diretamente do seu desempenho individual, mas de como ele se saiu dentro do conjunto dos demais candidatos. Por exemplo, quanto mais próximo da nota máxima, mais certeza é possível ter de que o estudante domina os conhecimentos exigidos na prova. Veja os editais do ENEM.

A nota de redação vai de 0 a 1.000 pontos e o tema da redação da edição 2014 do ENEM foi "Publicidade infantil no Brasil". Um bom texto para ganhar nota 1.000 deve cumprir bem cinco competências exigidas pela redação do Enem. Cada competência tem cinco faixas que vão de 0 a 200 pontos.

Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

A redação do Enem foi corrigida por dois corretores de forma independente. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das cinco competências. Se houvesse discrepância entre as notas dois corretores por mais de 100 pontos, ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências fosse superior a 80 pontos, a redação iria para um terceiro corretor.

A divulgação do resultado do Enem 2014 é importante porque somente após a publicação, é possível que os candidatos se inscrevam para o processo seletivo do SISU - Sistema de Seleção Unificada, que é onde as instituições públicas de ensino superior disponibilizam suas vagas para os candidatos que participaram das provas do Exame. O SISU utiliza as notas que os candidatos obtiveram no Enem como critério de seleção.

Outro programa do Governo Federal que trabalha em conjunto com o Enem é o ProUni - Programa Universidade para Todos. O Programa concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior, e o principal requisito para participar é a realização das provas do Enem.