A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) está supervisionando o novo concurso organizado pelo órgão para selecionar 111 candidatos para compor o Corpo de Saúde da Marinha, sendo 11 vagas para o Quadro de Apoio à Saúde (CPCSM-S) e 100 vagas para ingresso no quadro de Médicos (CP-CSM-Md). A abertura do certame aconteceu através da publicação de dois editais normativos que foram publicados no Diário Oficial da União no dia 06 de maio.

O primeiro edital normatiza a seleção para cargos do Quadro de Apoio à Saúde (CPCSM) que tem 11 vagas para áreas de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia e Nutrição. As carreiras exigem nível superior na respectiva área da função. Já o segundo edital dita normas para selecionar 100 candidatos para Médicos nas especialidades de Alergologia e Imunologia, Anestesiologia, Cancerologia/Clínica, Cardiologia, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Clínica Médica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Endocrinologia, Fisiatria, Gastroenterologia, Geriatria, Hematologia, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Medicina Intensiva, Medicina Nuclear, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia, Radioterapia, Reumatologia e Urologia. Veja os editais.

O curso para qual os aprovados serão convocados durarão 9 meses e acontecerão no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), situado na Ilha das Enxadas, Baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro. Durante o curso os aprovados já ingressam no posto de Guarda-Marinha (GM), que tem salários de R$ 6.268,00, mais auxílio para aquisição de uniformes, assistência médica-hospitalar e alojamento e alimentação, entre outros benefícios.

Somente após se formar no curso é que os Guarda-Marinha serão nomeados Oficiais da Marinha do Brasil, na função de Primeiro-Tenente, que oferecem aproximadamente R$ 8.800,00 mensais.

Inscrições e provas

Para participar os candidatos devem acessar os sites www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br, entre os dias 12 de maio e 13 de junho para Quadro de Apoio à Saúde; e no período de 23 de maio a 30 de junho de 2016 para o Quadro de Médicos.

A seleção dos candidatos será feita através de etapas de prova escrita, prova de redação, inspeção de saúde, teste de aptidão física e avaliação de títulos e a primeira etapa, de provas objetivas, acontecerá em datas a serem informadas a partir do dia 07 de julho para o quadro de Apoio à Saúde e a partir de 1º de agosto para os Médicos.

As provas acontecerão nas cidades de Rio de Janeiro/RJ, Vila Velha/ES, Salvador/BA, Natal/RN, Olinda/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, São Luís/MA, Rio Grande/RS, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, Ladário/MS, Brasília/DF, São Paulo/SP e Manaus/AM e Cuiabá/MT.