A Diretoria de Ensino da Marinha (DensM) abriu um novo concurso público para recrutar 190 candidatos no Colégio Naval (CPACN). O extrato do edital foi publicado no Diário Oficial da União de 17 de fevereiro e as inscrições abrem já no dia 22/02. Das 190 vagas, 38 são reservadas a candidatos negros.

Para participar da seleção é necessário ter idade entre 15 e 18 anos até o dia 1º de janeiro de 2018, ser do sexo masculino e ter formação de ensino fundamental completo. O aluno recebe remuneração de R$ 989,00, mais alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

As inscrições acontecem entre os dias 22 de fevereiro e 31 de março de 2017, pelos sites da Marinha: www.ensino.mar.mil.br e www.ingressonamarinha.mar.mil.br.

Os candidatos serão avaliados por meio de etapas objetiva, de redação, de inspeção de saúde e teste de aptidão física.

A etapa objetiva será dividida em duas e terá sua primeira data divulgada em 24 de abril. Serão questões de Matemática e Inglês na primeira fase, e questões de Estudos Sociais, Ciências e Português, além de redação na segunda fase.

No ato de inscrição, o candidato deve optar por realizar a prova no Rio de Janeiro-RJ, São Pedro da Aldeia-RJ, Angra dos Reis-RJ, Vila Velha-ES, Salvador-BA, Natal-RN, Olinda-PE, Fortaleza-CE, Belém-PA, São Luis-MA, Rio Grande-RS, Santa Maria-RS, Curitiba-PR, Porto Alegre-RS, Florianópolis-SC, Ladário-MS, Brasília-DF, São Paulo-SP e Manaus-AM.

Confira também: Marinha abre concurso para Fuzileiros Navais
Marinha inscreve até março para 1.240 vagas de Aprendiz-Marinheiro

A inspeção de saúde está marcada para o período entre 23 de outubro e 22 de novembro de 2017; já o teste de aptidão física acontece entre 3 e 28 de novembro. 

O início do curso está previsto para 5 de fevereiro de 2018 e a sua realização se dará em Angra dos Reis-RJ. A aprovação no curso permite ao aluno receber o certificado de conclusão do ensino médio, acompanhado do histórico escolar e do Certificado de Reservista Naval.