Ótima notícia aos concurseiros que desejam ingressar nas Forças Armadas! A Marinha do Brasil publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 20 de março, o edital de abertura para realização de concurso público para ingresso no Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais (C-FSG-MU-CFN) para 2020.

O certame oferece 40 vagas e para participar é necessário ter 18 anos completos e menos de 25 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2020. Além disso é exigido ter ensino médio ou curso equivalente, além de ter altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m para candidatos de ambos os sexos.

As vagas estão distribuídas entre os instrumentos de Clarinete Baixo Bb (Clarone) (1), Clarinete em Bb (7), Contra Baixo Acústico (1), Fagote (1), Flauta Transversal (1), Oboé (1), Saxofone Alto (3), Saxofone Tenor (2), Trompete em Bb (5), Trompa (2), Trombone Tenor (4), Eufônio Bb (2), Tuba em Bb (4), Violoncelo (1) e Percussão (5). Das 40 vagas abertas, seis serão destinadas aos candidatos negros.

Durante o curso de formação, o aluno recebe uma ajuda de custo para moradia, alimentação e assistência médica, odontológica e psicológica. Após formação no curso, o aprovado é declarado 3º Sargento e perceberá remuneração de R$ 3.825,00, de acordo com o estipulado pela tabela de salários dos militares.

Inscrição e prova

Os candidatos interessados poderão se inscrever das 8h do dia 01 de abril até as 23h59min do dia 29 de abril de 2019, no horário oficial de Brasília/DF, no endereço www.marinha.mil.br/cgcfn. A taxa de inscrição está fixada no valor de R$ 74,00 devendo ser paga até o dia 30 de abril.

A seleção terá sete etapas de avaliação, envolvendo:

- Exame de Escolaridade;

- Prova Prática de Música;

- Verificação de Dados Biográficos;

- Inspeção de Saúde;

- Teste de Aptidão Física de Ingresso;

- Avaliação Psicológica;

- Verificação de Documentos.

O Exame de Escolaridade e a Prova Prática de Música terão caráter eliminatório e classificatório; já a Verificação de Dados Biográficos, a Inspeção de Saúde, o Teste de Aptidão Física de Ingresso, a Avaliação Psicológica e a Verificação de Documentos serão de caráter eliminatório.

O Exame de Escolaridade será constituído de duas provas, sendo elas: Prova Específica de Música e Prova de Expressão Escrita, com duração de três horas, abrangendo assuntos equivalentes até o nível do terceiro ano do Ensino Médio, inclusive. Cada prova valerá 100 pontos.

A Prova Específica de Música conterá 25 questões do tipo múltipla escolha, abordando os seguintes assuntos: acordes; escala cromática; escala geral; enarmonia; história da música; intervalos; modos de escala (maior e menor); modulação; série harmônica; tons vizinhos e afastados; transposição e ornamentos; vozes; transposição dos modos litúrgicos; e andamento.

Já a Prova de Expressão Escrita será uma redação dissertativa, redigida a caneta com letra cursiva, cujo tema versará sobre assunto de importância nacional ou fato atual, na qual serão avaliados, principalmente, coerência e clareza de ideias, correção gramatical, sintaxe, ortografia e fidelidade ao tema proposto, constando de no mínimo vinte e no máximo trinta linhas.

O exame de escolaridade será realizado a partir das 19h do dia 29 de junho, nos locais e horários divulgados pelo site www.marinha.mil.br/cgcfn.

O Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais (C-FSG-MU-CFN) terá a duração de, aproximadamente, 18 semanas e será conduzido de acordo com currículo aprovado pela Diretoria de Ensino da Marinha e normas específicas em vigor no Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), em regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura.

O concurso será encerrado na data da matrícula no Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais de 2020.

veja o edital do concurso para Sargentos Músicos 2019