A Marinha do Brasil abre nesta quarta-feira, 26 de abril, as inscrições do concurso público que vai selecionar candidatos para o ingresso ao Quadro Técnico do Corpo Auxiliar (CP-T), que inicia em 2018. O edital soma 29 vagas de nível superior para graduados nas especialidades de Comunicação Social, Direito, Educação Física, Estatística, Informática, Meteorologia, Oceanografia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Segurança do Tráfego Aquaviário.

Para a função de Segurança do Tráfego Aquáviário será exigido que o candidato possua formação nas áreas de Engenharia Naval ou Ciências Náuticas. Além disso, todas as vagas exigem que os interessados tenham idade máxima de 35 anos - não completar 36 anos no ano da matrícula no curso (2018) - veja o edital de abertura

A remuneração inicial da carreira é de R$ 6.625,00 durante o curso de formação, onde o estudante terá ainda direito a alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa. Além do curso, o aprovado ainda passará pelo Estágio de Aplicação (EA), que terá a duração de seis semanas, nas Organizações Militares (OM). Após a aprovação no curso, os candidatos são nomeados Oficiais da Marinha do Brasil, no posto de Primeiro-Tenente, com vencimentos mensais de cerca de R$ 9.000,00.

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 26 de abril e 29 de maio de 2017, por meio dos endereços eletrônicos da Marinha - www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br.

A seleção dos inscritos terá etapas de prova objetiva com 50 questões de Conhecimentos Profissionais e Redação (eliminatórias e classificatórias), além de Inspeção de Saúde (eliminatória); Teste de Aptidão Física (eliminatório) - natação e corrida; Verificação de Dados Biográficos - Fase preliminar (eliminatória); Prova Discursiva de Conhecimentos Profissionais para graduados em Direito (eliminatória e classificatória); e Prova de títulos.

Tais avaliações acontecerão nas cidades do Rio de Janeiro/RJ, Vila Velha/ES, Salvador/BA, Natal/RN, Olinda/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, São Luís/MA, Rio Grande/RS, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, Ladário/MS, Brasília/DF, São Paulo/SP e Manaus/AM, em dia, hora e locais que ainda serão definidos e divulgados pela Marinha.

O curso de formação ocorre no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) da Ilha das Enxadas, Baía de Guanabara, Rio de Janeiro - RJ, e tem a duração de cerca de 39 semanas com início pelo período de adaptação de, aproximadamente, três semanas. Antes de completar cinco anos da nomeação ao Oficialato, os Oficiais serão avaliados pela Comissão de Promoções de Oficiais, visando à sua permanência em caráter definitivo na Marinha. Os que não obtiverem avaliação favorável serão licenciados "ex offício" do serviço ativo da Marinha do Brasil.