Saiu uma nova portaria de autorização para realização de concurso público no Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A nova Portaria substitui a anterior, divulgada em março deste ano, que estipulava prazo de 6 meses para lançamento do edital que deveria ter sido divulgado até setembro/2014. O INMET não conseguiu cumprir o prazo inicial proposto por motivos burocráticos e pediu um prazo maior para abertura do certame. Com a nova Portaria, prazo agora se estende até abril de 2015, mas edital deverá sair já no primeiro trimestre do ano. Veja a Portaria 435 que autoriza a seleção.

São 242 vagas autorizadas em 5 cargos distintos que se encontram vagos no órgão e terão lotação no Distrito Federal, sede do INMET. Poderão ser ofertadas também vagas nos Distritos Meteorológicos do INMET do Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Belém, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Cuiabá e Goiânia, a serem definidos até lançamento do edital.

As oportunidades a serem ofertadas no concurso contemplarão candidatos de ensino médio e superior nas Carreiras de Gestão, Planejamento e Infraestrutura em Ciência e Tecnologia; Pesquisa em Ciência e Tecnologia; e Carreira de Desenvolvimento Tecnológico, conforme segue:

- Nível médio: Assistente (38 vagas) e Técnico (74 vagas).

- Nível superior: Analista em Ciência e Tecnologia (44 vagas), Pesquisador (34 vagas) e Tecnologista (52 vagas).

As oportunidades são ligadas ao Plano de Carreiras para a Área de Ciência e Tecnologia, do quadro de pessoal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O provimento das vagas estará condicionado à existência das vagas quando da nomeação; a prévia adequação orçamentaria financeira e adequação a LOA e LDO; e a substituição de todos os serviços terceirizados no INMET.

A responsabilidade pela realização do concurso público agora está a cargo do Secretário-Executivo do MAPA, a quem caberá baixar as respectivas normas e publicar editais. O edital de abertura do concurso sairá em até 6 meses (abril/2015).

A última seleção no INMET ocorreu em 2005, quando foram ofertadas 28 vagas para preenchimento imediato e 57 para cadastro reserva em cargos de Administrador e Meteorologista. Ambos os cargos exigiam nível superior e ofereciam remuneração de R$ 1.340,27 mensais por 40h semanais, além de gratificações (GDATA, GAE) e Vantagem Individual para o segundo cargo.

Os aprovados foram lotados nas capitais dos estados de SP, RJ, AM, MT, DF, MG, BA e DF, e candidatos foram avaliados apenas por provas escritas objetivas e de redação aplicadas pela Organizadora Cetro Concursos.

Informações INMET

A missão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), é prover informações meteorológicas à sociedade brasileira e influir construtivamente no processo de tomada de decisão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País. Esta missão é alcançada por meio de monitoramento, análise e previsão de tempo e de clima, que se fundamentam em pesquisa aplicada, trabalho em parceria e compartilhamento do conhecimento, com ênfase em resultados práticos e confiáveis.

A estrutura organizacional do INMET contempla sua sede, em Brasília, com cinco Coordenações, e dez Distritos de Meteorologia (DISMEs), distribuídos estrategicamente nas capitais, com o propósito de estabelecer parcerias e melhor atender os usuários.

Fonte: INMET